A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) anunciou a realização de um encontro nacional para debater as conclusões da XVI Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos.
Este evento, destinado aos membros dos Conselhos Pastorais Diocesanos e às equipas sinodais de cada diocese, ocorrerá em Fátima no dia 11 de janeiro de 2025. A organização estará a cargo da Equipa Sinodal da CEP, em colaboração com as equipas sinodais diocesanas.
O objetivo deste encontro é ser um primeiro momento de divulgação das conclusões sinodais, reunindo membros dos órgãos mais representativos da participação e corresponsabilidade na vida das dioceses. D. Virgílio Antunes, vice-presidente da CEP e um dos delegados do episcopado na Assembleia Sinodal, destacou a importância de dar continuidade ao processo sinodal, promovendo uma Igreja mais aberta e dialogante.
O processo sinodal, iniciado em 2021 com a auscultação de milhões de pessoas nas comunidades católicas, teve a sua segunda sessão entre 2 e 27 de outubro de 2024, sob o tema ‘Por uma Igreja sinodal: participação, comunhão, missão’. O Papa Francisco promulgou o documento final e enviou-o às comunidades católicas, sem a publicação de uma exortação pós-sinodal, conforme previsto na constituição apostólica ‘Episcopalis communio’ (2018).
A CEP considera que o processo sinodal deve continuar nas Igrejas locais, para que a sinodalidade se torne efetiva nas comunidades e se traduza numa oportunidade de diálogo com o mundo. Nesse sentido, as próximas Jornadas Pastorais do Episcopado, agendadas para 16 a 18 de junho de 2025, serão dedicadas à sinodalidade no seio da Conferência Episcopal, visando aprofundar o espírito sinodal e aperfeiçoar os processos de atuação.
Este encontro nacional em Fátima representa um passo significativo na implementação das conclusões do Sínodo, reforçando o compromisso da Igreja em Portugal com uma prática sinodal que promova a participação, a comunhão e a missão em todas as suas comunidades.