A Diocese da Guarda comunica, com pesar, o falecimento do Padre José Soares Coelho, o sacerdote mais idoso da Diocese, que partiu para a Casa do Pai com a idade de 101 anos.
Natural de Fiães, Trancoso, onde nasceu a 2 de março de 1924.
Percurso de vida e ministério sacerdotal
• Frequentou o Seminário do Fundão e o da Guarda.
• Foi ordenado sacerdote a 2 de abril de 1949, na Covilhã, pelo então Bispo da Guarda, D. Domingos da Silva Gonçalves.
• Celebrou a sua primeira Missa a 19 de abril de 1949, na sua freguesia natal.
Ao longo de décadas de serviço pastoral, desempenhou o ministério em diversas paróquias da Diocese:
• Pároco de Lagarinhos e Rio Torto (1949);
• Pároco de Rio Torto e Nespereira (1962);
• Pároco de Lagarinhos (1971);
• Pároco de Paranhos da Beira e Tourais (1986);
• Pároco de Girabolhos (1991).
Em setembro de 2016, foi dispensado das funções paroquiais em Girabolhos, Paranhos da Beira e Tourais.
Paralelamente, foi também professor de Educação Moral e Religiosa Católica na Escola Secundária de Gouveia.
Nos últimos anos, residia no Centro de Acolhimento São João de Deus, na Guarda.
Um sacerdote ao serviço do povo de Deus
O Padre José Soares Coelho dedicou mais de sete décadas ao ministério sacerdotal, marcado pela proximidade às comunidades, pelo testemunho de fé e pela dedicação ao bem-estar espiritual e humano dos que serviu.
Na celebração do seu centenário, realizada no Seminário de Gouveia em março de 2024, foram muitos os testemunhos de gratidão, lembrando-o como um “farol de esperança e exemplo vivo de vida dedicada ao serviço e à devoção”.
A Diocese da Guarda eleva a Deus uma prece de ação de graças pela vida e ministério deste seu presbítero, pedindo ao Senhor Ressuscitado que o acolha na eternidade da Sua Misericórdia.
Exéquias:
Igreja Paroquial de Rio Torto
Amanhã, sábado, dia 13 de outubro
11 horas