Skip to content Skip to footer

Faleceu o Cónego António Gata Lavajo Simões, natural de Aldeia da Ponte (Sabugal)

A Diocese da Guarda une-se em oração pelo eterno descanso do Cónego António Gata Lavajo Simões, natural de Aldeia da Ponte, concelho do Sabugal, que partiu para a Casa do Pai na tarde de 15 de outubro de 2025, pelas 15h30, no Hospital da Guarda, aos 91 anos de idade.

As exéquias fúnebres serão celebradas no próximo sábado, dia 18 de outubro, às 15h30, na Igreja Paroquial de Aldeia da Ponte.

Breve nota biográfica

O Cónego António Gata Lavajo Simões nasceu a 5 de março de 1934, em Aldeia da Ponte, concelho do Sabugal, filho de António Gonçalves Denis Gata e de Maria Ramos Lavajo Simões.

Frequentou o Seminário de Évora, tendo sido ordenado presbítero a 29 de junho de 1959, na Sé de Évora, por D. Manuel Trindade Salgueiro. Celebrou a sua Missa Nova a 12 de julho do mesmo ano, na sua terra natal.

Ao longo do seu extenso e frutuoso ministério, desempenhou diversos cargos pastorais e de responsabilidade na Arquidiocese de Évora:

  • Pároco de Vaiamonte (nomeado a 3 de outubro de 1960);
  • Capelão Militar (desde 16 de agosto de 1962);
  • Diretor Espiritual do Seminário de São José de Vila Viçosa (a partir de 20 de setembro de 1982);
  • Reitor do Seminário Menor de São José (nomeado a 1 de setembro de 1989);
  • Cónego do Cabido da Catedral de Évora (desde 26 de novembro de 1994);
  • Administrador Paroquial de Alandroal e Rosário (desde 25 de agosto de 1999);
  • Pároco de Alandroal, Terena, Montes Juntos e Capelins (a partir de 15 de agosto de 2000);
  • Diretor Espiritual do Seminário de São José de Vila Viçosa (nomeado novamente em 2001).

Sacerdote de grande zelo pastoral, reconhecido pela sua amabilidade, humildade e dedicação, o Cónego António Gata Simões deixou marcas profundas, em especial na Pastoral Vocacional da Arquidiocese e no Movimento dos Convívios Fraternos, do qual foi um dos principais impulsionadores.

Em 15 de fevereiro de 2025, o Movimento dos Convívios Fraternos da Arquidiocese de Évora prestou-lhe uma sentida homenagem, durante uma Eucaristia celebrada na Igreja de Nossa Senhora Auxiliadora (Salesianos), em Évora, presidida pelo Cónego Francisco Couto.

O Arcebispo de Évora, impossibilitado de estar presente, enviou uma mensagem de gratidão, na qual destacou a fidelidade, o espírito de serviço e o amor à Igreja do Cónego António Gata Simões, afirmando:

“Muito obrigado, Cónego Simões, pela sua permanente fidelidade à Igreja, à Arquidiocese, aos seus Prelados, aos colegas sacerdotes, consagrados e famílias — e, com especial carinho, aos jovens. Paz e Bem para todos, lembrando a família do nosso Cónego António Gata Simões.”

Exéquias

  • Data: 18 de outubro de 2025
  • Hora: 15h30
  • Local: Igreja Paroquial de Aldeia da Ponte (Sabugal)
  • Cemitério: Aldeia da Ponte

A Diocese da Guarda agradece a Deus o dom do ministério sacerdotal do Cónego António Gata Lavajo Simões, confiando a sua alma ao infinito amor misericordioso do Senhor.

“Vem, servo bom e fiel, entra na alegria do teu Senhor.” (Mt 25, 23)

Foto: Arquidiocese de Évora