O Fundão recebe, no próximo dia 5 de fevereiro de 2026, o Fórum Regional “O Conselho Nacional de Ética em Questão”, uma iniciativa integrada no programa Estados Gerais da Bioética (2025–2026).
O encontro terá lugar na Sala de Imprensa do Casino Fundanense, a partir das 14h00, reunindo profissionais da saúde, da educação, responsáveis institucionais e cidadãos interessados na reflexão ética sobre os desafios da sociedade contemporânea.
A sessão tem início com o acolhimento dos participantes, seguindo-se, às 14h30, a sessão de abertura, conduzida por José Manuel Pereira de Almeida, da CNECV.
O momento central do programa decorre às 14h45, com o painel “O Conselho Nacional de Ética em Questão: Perspetivas Presentes e Futuras”, que contará com as intervenções de:
-
Susana Salvado, Vereadora com o Pelouro da Saúde na Câmara Municipal do Fundão
-
Francisco Elias, médico obstetra da ULS da Cova da Beira
-
Jorge Gamboa, Diretor Pedagógico da Escola Profissional do Fundão
-
Filipa Baptista, Diretora do Centro de Acolhimento do Fundão
-
Mediadores culturais
Pelas 15h50 será apresentada a Consulta Pública, seguindo-se, às 16h00, a síntese e encerramento dos trabalhos.
Este fórum pretende promover o debate público sobre as questões éticas ligadas à vida, à saúde, à ciência e à sociedade, reforçando a participação dos cidadãos na construção de políticas e orientações no âmbito da bioética.
A iniciativa insere-se no percurso nacional dos Estados Gerais da Bioética, promovido pelo Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida, que decorre entre setembro de 2025 e julho de 2026.
A participação é aberta a todos os interessados.
