Skip to content Skip to footer

Gouveia acolhe encontro de professores criadores de recursos para a EMRC

Ao longo dos últimos quatro anos a disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica investiu na presença digital com a criação de novos recursos digitais para as aulas e uma parceria com a Porto Editora através da Escolas Virtual.

“Este recursos digitais não substituem os manuais, mas são um complemento, permitindo o aprofundamento e o alargar do conhecimento em vista ao desenvolvimento das aprendizagens essenciais”, explica ao EDUCRIS António Cordeiro, coordenador do Departamento da EMRC no Secretariado Nacional da Educação Cristã.

No próximo sábado, dia 14 de setembro, os autores dos recursos digitais e dos manuais físicos, que entram em vigor no ano letivo que agora se inicia, encontram-se em Gouveia num momento que quer “fazer um balanço do trabalho realizado” e apontar “desafios para o futuro”.

“Estas equipas trabalharam muito e em espírito sinodal nas várias etapas de processos sempre complexos. Neste momento queremos olhar para as potencialidades destes guiões que foram sendo contruídos e que agora estão nas mãos dos docentes e dos seus alunos para que explorem todas as potencialidades em conjunto”.

Para além de um novo manual do 1º ano e no 5º ano do ensino básico o ano letivo 2024/2025 passa a contar com uma oferta inédita para o ensino profissional com a entrada em vigor do “Módulo 1 – Ser + Descobre!”.

“Este primeiro módulo, para o ensino profissional constitui-se como uma aposta da própria disciplina em querer chegar a todos, e de modo mais particular, ter um olhar para os alunos que escolhem a via profissionalizante. De facto, esta disciplina, com a sua identidade confessional, abre à esperança e traz aos alunos destas idades uma proposta para cimentarem valores fundamentais para o seu projeto profissional abrir o horizonte de realização pessoal”, desenvolve o responsável.

Os novos recursos encontram-se já inseridos na Escola Virtual, a plataforma da Porto Editora para os alunos portugueses. Os manuais físicos podem ser adquiridos em qualquer livraria. No sistema estatal tem caracter de gratuitidade para os alunos de todos os ciclos e modelos de ensino.

Texto: Educris

Imagem: novo manual EMRC 1º ciclo