Hoje na Covilhã, Forum Património, Cultura e Turismo

O Departamento do Património, Cultura e Turismo da Diocese da Guarda (DPCT) promove hoje dia 02 de fevereiro, no Museu de Arte Sacra da Covilhã, um Fórum sobre a temática do Património Diocesano.

Com inicio às 15h00 esta iniciativa pretende sensibilizar os agentes pastorais da Diocese Egitaniense e demais responsáveis sociais para a importância da salvaguarda  e promoção do Património religioso e a importância da eficaz comunicação diocesana.

Do programa consta uma intervenção do Bispo da Diocese, D. Manuel Felício, seguindo-se a apresentação do DPCT pela sua Coordenadora, Dulce Helena Borges, com uma comunicação intitulada “Departamento de Património Cultura e Turismo da Diocese da Guarda: objetivos e desafios”.

“Comunicar (n)a Diocese”, por Helder Sequeira; “Entre o passado e o futuro: o lugar do Património na Igreja de hoje”, comunicação de Carlos Caetano; “Porquê um Regulamento para a gestão e proteção do património e bens culturais da Diocese da Guarda”, por Aires de Almeida, e “Itinerários turísticos e património religioso. Desafios de valorização territorial”, a apresentar por Gonçalo Fernandes, são outros temas deste Fórum.

Esta iniciativa terminará com um debate e uma intervenção, final, do Padre Henrique Santos, sendo aberta a todos os interessados na problemática do património religioso.

Este Departamento Diocesano procura a “promoção da dimensão evangelizadora do património cultural da Diocese, cuidando a pastoral do turismo e o diálogo com iniciativas culturais da sociedade civil”.

Este departamento está integrado no Secretariado Diocesano da Cultura e Comunicação que tem como objetivos cuidar a cultura e os bens culturais, a comunicação social e as relações-públicas da Diocese.

O Departamento do Património, Cultura e Turismo da Diocese da Guarda tem também já agendado, para 16 de fevereiro, um outro Fórum com semelhante temática na cidade de Seia, depois de já ter realizado em Novembro passado semelhante atividade no Espaço Museológico, ExpoEcclesia, na Cidade da Guarda.