Abertura do Jubileu Ordinário de 2025
Carta Convite aos diocesanos da Guarda
Estimados irmãos e irmãs em Cristo Saudações fraternas, na Pessoa de Nosso Senhor Jesus Cristo, a única Porta de entrada para a Salvação, por onde queremos entrar. De acordo com as orientações da respetiva Bula Papal, vamos abrir o Jubileu Ordinário do ano de 2025, na Sé da Guarda, no próximo dia 29 de dezembro, Festa da Sagrada Família.
A celebração da abertura vai realizar-se com o seguinte programa: Às 15H00, concentração na Igreja da Misericórdia, onde, para além da saudação inicial, será proclamada uma leitura do Evangelho e lidas passagens da Bula Papal que convoca o Jubileu. Daqui partiremos em procissão, caminhando atrás da Cruz de Cristo, até à Sé e lembrando, assim, que somos peregrinos da esperança.
À entrada da Sé, faremos uma especial saudação à Cruz. Dentro da Catedral, o Bispo Presidente, com os ministros, dirige-se à Fonte Batismal para o rito da memória do Batismo. E daqui parte, fazendo a aspersão da Assembleia, até ao Presbitério, onde prossegue com a Celebração da Eucaristia. No final o Bispo Presidente, por especial e superior concessão, dá a Bênção Papal, com possibilidade de indulgência plenária para quantos reunirem as condições requeridas.
Para esta solene abertura do Jubileu convidam-se os Reverendos Párocos, acompanhados de representantes das suas paróquias.
11.12.2024
+ D. Manuel da Rocha Felício