Skip to content Skip to footer

Janeiro de 2025: Jornadas de Formação do Clero do Centro

O Secretariado Pastoral da Diocese da Guarda, na pessoa do seu coordenador, Pe. Jorge Castela partilhou, no dia de hoje, toda a informação sobre as Jornadas de Formação do Clero das Dioceses do Centro, que irão decorrer entre os dias 28 e 30 de janeiro de 2025, em Fátima.

Este evento anual, que tem vindo a reunir sacerdotes e diáconos para partilha e reflexão, terá como tema central “Acreditei, por isso falei” (2Cor 4,13). Pretende-se abordar a evangelização em tempos de mudança, com especial enfoque na iniciação da fé e na integração comunitária.

O primeiro dia das jornadas contará com a presença do teólogo português João Manuel Duque, que analisará os desafios e as oportunidades da fé numa era caracterizada como pós-cristã. O segundo dia trará a biblista chilena Maria José Schultz Montalbetti, que revisitará as formas iniciais de comunicação da fé cristã, oferecendo insights sobre como estas práticas podem ser aplicadas nos dias de hoje. No terceiro e último dia, o pastoralista espanhol Juan Carlos Carvajal Blanco apresentará uma abordagem prática sobre o processo de iniciação à fé e à vida missionária.

As tardes dos dois primeiros dias serão dedicadas a ateliers temáticos, que irão promover a participação em espírito sinodal. Os participantes poderão escolher entre quatro ateliers diferentes por dia, permitindo um diálogo aberto sobre novos contextos e protagonistas da comunicação da fé. Cada um dos ateliers será repetido em dois horários para que os interessados possam assistir a mais do que uma sessão.

Na última tarde, está programado um painel especial com testemunhos de duas dioceses que estão a passar por processos de reorganização territorial e pastoral: a Diocese de Mondoñedo-Ferrol, em Espanha, e a Arquidiocese de Spoleto-Norcia, em Itália. Durante as noites, os participantes poderão assistir ao testemunho de quem esteve presente na XVI Assembleia Geral do Sínodo sobre a sinodalidade, seguido de um momento mais descontraído com stand-up comedy.

A inscrição nas jornadas é obrigatória e deve ser feita exclusivamente online até 31 de dezembro de 2024. A organização garante opções de alojamento, dentro dos limites da capacidade disponível, a serem escolhidas no momento da inscrição. O pagamento da inscrição poderá ser efetuado presencialmente na Cúria Diocesana da Guarda ou por transferência bancária.

O evento é uma oportunidade ímpar para o clero das Dioceses do Centro partilhar experiências, aprofundar conhecimentos e reforçar o compromisso com a evangelização e a vida comunitária. Mais informações e o formulário de inscrição estão disponíveis na página oficial do evento – AQUI.