No próximo sábado, 20 de setembro, pelas 15h30, no espaço ExpoEcclesia (Rua Alves Roçadas • Guarda), terá lugar a abertura da exposição “Arqueologia de um lugar Sagrado – memórias escondidas da Guarda”, integrada nas Jornadas Europeias do Património 2025, com o apoio do Município da Guarda.
A iniciativa resulta de uma colaboração entre o Museu da Guarda e a Diocese da Guarda, e estará patente ao público até março de 2026.
Com esta exposição pretende-se dar a conhecer os resultados da escavação arqueológica realizada entre 1997 e 1999, na Capela do Antigo Seminário e Paço Episcopal da Guarda. Pela primeira vez serão apresentados os materiais exumados dessas escavações, oferecendo uma perspetiva única sobre a história escondida do lugar.
Entre os objetos expostos encontram-se espécimes de cerâmica, vidro e metal, testemunhos das Épocas Medieval, Moderna e Contemporânea. Uma viagem ao passado que permitirá descobrir e valorizar memórias esquecidas da Guarda.
O convite é aberto a toda a comunidade para participar neste momento cultural e patrimonial, que une a memória histórica e a identidade cristã da cidade.