Skip to content Skip to footer

Jornadas de Formação do Clero das Dioceses do Centro 2025

Cerca de duas dezenas de sacerdotes da Diocese da Guarda irão participar nas Jornadas de Formação do Clero das Dioceses do Centro 2025, que se realizarão de 28 a 30 de janeiro, em Fátima.

O evento, sob o lema de São Paulo “Acreditei, por isso falei” (2Cor 4,13), visa refletir sobre a evangelização em tempos de mudança, com ênfase na iniciação à fé.

As sessões matinais, no Centro Pastoral Paulo VI, contarão com especialistas que abordarão diversos temas:

•Primeiro dia: O teólogo português João Manuel Duque analisará o período pós-cristão como uma nova oportunidade para a fé.

•Segundo dia: A biblista chilena Maria José Schultz Montalbetti revisitará os primórdios da comunicação da fé.

•Terceiro dia: O pastoralista espanhol Juan Carlos Carvajal Blanco discutirá o processo de iniciação à fé e à vida missionária.

As tardes dos dois primeiros dias serão dedicadas a quatro ateliers temáticos, promovendo o diálogo em espírito sinodal. No primeiro dia, as oficinas focar-se-ão na comunicação da fé em novos contextos, como inteligência artificial, redes sociais, identidades múltiplas e multiculturalidade. No segundo dia, os temas centrar-se-ão nos protagonistas da fé, incluindo a pastoral de gestação, catequese familiar, o papel do presbítero em contextos de mudança e a corresponsabilidade e ministérios laicais.

A tarde do terceiro dia será dedicada a um painel com testemunhos de duas dioceses em processo de reorganização territorial e pastoral: a Diocese espanhola de Mondoñedo-Ferrol e a Arquidiocese italiana de Spoleto-Norcia.

As noites proporcionarão momentos de partilha e descontração, incluindo o testemunho de participantes na XVI Assembleia Geral do Sínodo sobre a sinodalidade e uma sessão de stand-up comedy.

As Jornadas de Formação do Clero das Dioceses do Centro 2025 envolvem as dioceses de Aveiro, Coimbra, Guarda, Leiria-Fátima, Portalegre-Castelo Branco e Viseu, reunindo o clero para refletir sobre os desafios contemporâneos na comunicação e vivência da fé.