Cerca de duas dezenas de sacerdotes da Diocese da Guarda irão participar nas Jornadas de Formação do Clero das Dioceses do Centro 2025, que se realizarão de 28 a 30 de janeiro, em Fátima.
O evento, sob o lema de São Paulo “Acreditei, por isso falei” (2Cor 4,13), visa refletir sobre a evangelização em tempos de mudança, com ênfase na iniciação à fé.
As sessões matinais, no Centro Pastoral Paulo VI, contarão com especialistas que abordarão diversos temas:
•Primeiro dia: O teólogo português João Manuel Duque analisará o período pós-cristão como uma nova oportunidade para a fé.
•Segundo dia: A biblista chilena Maria José Schultz Montalbetti revisitará os primórdios da comunicação da fé.
•Terceiro dia: O pastoralista espanhol Juan Carlos Carvajal Blanco discutirá o processo de iniciação à fé e à vida missionária.
As tardes dos dois primeiros dias serão dedicadas a quatro ateliers temáticos, promovendo o diálogo em espírito sinodal. No primeiro dia, as oficinas focar-se-ão na comunicação da fé em novos contextos, como inteligência artificial, redes sociais, identidades múltiplas e multiculturalidade. No segundo dia, os temas centrar-se-ão nos protagonistas da fé, incluindo a pastoral de gestação, catequese familiar, o papel do presbítero em contextos de mudança e a corresponsabilidade e ministérios laicais.
A tarde do terceiro dia será dedicada a um painel com testemunhos de duas dioceses em processo de reorganização territorial e pastoral: a Diocese espanhola de Mondoñedo-Ferrol e a Arquidiocese italiana de Spoleto-Norcia.
As noites proporcionarão momentos de partilha e descontração, incluindo o testemunho de participantes na XVI Assembleia Geral do Sínodo sobre a sinodalidade e uma sessão de stand-up comedy.
As Jornadas de Formação do Clero das Dioceses do Centro 2025 envolvem as dioceses de Aveiro, Coimbra, Guarda, Leiria-Fátima, Portalegre-Castelo Branco e Viseu, reunindo o clero para refletir sobre os desafios contemporâneos na comunicação e vivência da fé.