Realizou-se esta terça-feira, dia 22 de outubro, as Jornadas Nacionais da Pastoral Social, em Santarém, que contou com a presença do Coordenador do Secretariado Diocesano da Pastoral da Caridade, Diácono Paulo Caetano.
Estas Jornadas presididas pelo D. José Traquina, presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana, serviram para os Secretariado Diocesanos e Caritas Diocesanas, exporem as suas principais preocupações ao nível social, saúde e mobilidade humana.
Deste encontro saíram algumas reflexões que cada diocese procurará seguir, conforme as suas realidades, nomeadamente ao nível da sua sustentabilidade e autonomia económica, já que os cenários apresentados diferenciam, claramente, as realidades dos grandes centros e o Interior do País. Outros problemas apresentados foram os preços e a falta de habitação, (i)migração e falta de mão de obra, para cumprir a missão destas Instituições.
Ainda dentro da procurar da sustentabilidade, focou-se a necessidade das IPSS Canónicas, não perderem a sua identidade, para que deem continuidade à missão da Igreja, de que ninguém fique para trás.
Foi pedido o reforçado do diálogo interno e externo nestas Instituições, para que as respetivas direções técnicas e de gestão, não se fechem nos problemas e possam participar nos eventos e formações que há a nível regional e nacional.
A terminar o Vogal da Comissão, D. Roberto Mariz fez uma análise ao trabalho realizado pelas IPSS Canónicas, perante a fragilidade humana e salientou que a dimensão social a favor dos pobres, não é uma opção, mas uma obrigação da Igreja e das nossas IPSS.
Unanime foi a necessidade de se realizarem mais jornadas e encontros desta natureza, porque a partilha de informações, experiências e contactos, são muito importantes para o desempenho da missão da Igreja, dos Secretariados e das IPSS Diocesanas.