Jornal “A Guarda”: 120 anos de serviço à comunidade

O Secretariado Diocesano da Cultura e Comunicação (SDCC) vai assinalar, no próximo dia 15 de maio, o 120º aniversário do jornal A Guarda.

“120 anos de homens e letras – A Guarda e os seus construtores” é a designação do seminário que sublinhará a efeméride, decorrendo a partir das 15 horas na Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço, Guarda.

O programa integra uma intervenção do Bispo da Diocese da Guarda, D. Manuel Felício, seguindo-se a contextualização desta iniciativa por Dulce Helena Borges, coordenadora do Secretariado Diocesano da Cultura e Comunicação.

“A imprensa religiosa em Portugal” é o tema da comunicação a apresentar por Fernando Sousa e Anabela Matias irá intervir com uma apresentação intitulada “Sanches de Carvalho, um humanista para o nosso tempo”.

“O papel das mulheres num jornal centenário: o caso do jornal A Guarda” é o título da intervenção de Liliana Carona que antecederá a comunicação de Henrique Santos que incidirá sobre “A revista Horizonte, fonte de cultura ao tempo de Sanches de Carvalho”. Este seminário terá Hélder Sequeira como moderador.

Para Dulce Helena Borges, “o Secretariado Diocesano da Cultura e Comunicação não poderia deixar de assinalar os 120 anos do jornal A Guarda e o pioneirismo do distrito em termos da imprensa regional e, sobretudo, da imprensa católica”.

A responsável pelo SDCC referiu ainda, a propósito deste seminário que “a importância deste semanário nunca se circunscreveu ao território da diocese, e marca a história da imprensa religiosa portuguesa”.

Este seminário é aberto a todas as pessoas interessadas, tendo entrada livre.

Texto: SDCC