Skip to content Skip to footer

Jovens da Diocese da Guarda desafiados a marcar presença no Dia Diocesano da Juventude e das Vocações

CELORICO DA BEIRA – O Departamento da Pastoral Juvenil Universitária e Vocacional (DPJUV) da Diocese da Guarda lançou um convite especial a todos os jovens da região: participar no Dia Diocesano da Juventude e das Vocações, que terá lugar no próximo 10 de maio, em Celorico da Beira.

Num apelo direto à juventude, a organização reconhece o ritmo exigente desta altura do ano — com testes, exames, festas, competições e outros compromissos — mas sublinha a importância de não deixar passar este dia “sem o assinalar”.

A proposta é simples: um dia de encontro, diversão, partilha, oração e descoberta vocacional, com atividades preparadas por jovens para jovens. Haverá momentos de animação nas ruas de Celorico da Beira, desafios, a presença de movimentos juvenis e universitários, Eucaristia presidida por D. José Miguel Pereira — no castelo e aberta a todos — almoço, concerto e um momento de conversa com o bispo.

A participação tem o custo simbólico de 5€, com almoço e recordação incluídos. As inscrições decorrem até ao dia 25 de abril, através de um formulário online. Mais informações podem ser obtidas junto dos párocos locais ou através do e-mail pjuv.guarda@gmail.com ou da página de Instagram @pjuv.guarda.

A organização termina o convite com uma nota de entusiasmo: “Tem tudo para ser um dia inesquecível… mas só se estiveres presente! Contamos contigo!”

Palavras do Bispo D. José Miguel Pereira aos jovens:

“O que esperas? O que te faz correr?

Às vezes parece que não tens tempo para mais nada, pois corres atrás do urgente: o fim do prazo para entregar o trabalho, a data do teste ou frequência, a preparação dos exames, a reunião marcada… tudo aquilo que te dizem poder condicionar o teu futuro.

Outras vezes parece que o único tempo que sobra é para descontrair: o programa à noite, a viagem combinada com os amigos, a visita à família no fim de semana.

Mas tens tempo para o essencial? Para o que te dá raiz para não te partires nas tempestades? Para o que te dá rumo para não te perderes nas encruzilhadas? Para o que te dá luz para não ficares preso no buraco escuro? Para o que te dá força para seguires em frente?

O que esperas? O que te detém?

Não te encolhas! Não fiques no mais fácil! Não deixes passar ao lado! Não desistas do essencial!

Não fiques à espera: Vem! Não te contentes com o mínimo: Espera +!

D. José Miguel Pereira