O Jubileu dos jornalistas será o primeiro a acontecer no Ano Santo de 2025, de 24 a 26 de janeiro, e tem como objetivo transmitir uma “experiência positiva” do Ano Jubilar a todo o mundo. A afirmação foi feita por D. Rino Fisichella, pró-prefeito do Dicastério para a Evangelização, da Santa Sé, que destacou a importância desta celebração para os profissionais da comunicação social.
Festa da Sagrada Família
Celebramos hoje a Festa da Sagrada Família e com ela a solene abertura do Jubileu.
Na sua Mensagem “Urbi et Orbi” do Dia de Natal, o Papa Francisco, apontando para o Jubileu de 2025, diz-nos que o coração de Deus está sempre aberto. Por isso, é tempo de nos voltarmos para Ele, que está sempre desejoso de nos amar e de nos perdoar. De facto, Deus perdoa sempre e perdoa tudo. Deixemo-nos, por isso, perdoar por Ele.
Hoje, pelas 19h00 (menos uma hora em Lisboa), o Papa Francisco presidirá à Missa com o rito de abertura da Porta Santa, na Basílica de São Pedro, no Vaticano. Este gesto solene marca o início oficial do Jubileu 2025, cujo tema é "Peregrinos de Esperança".
Os pendões são elementos decorativos em formato vertical, geralmente feitos de tecido ou outro material resistente, utilizados para transmitir mensagens visuais de forma elegante e destacada. Tradicionalmente, são usados em celebrações religiosas, eventos solenes ou festividades, sendo suspensos em paredes, pilares ou estruturas externas.