De 15 a 18 de fevereiro, Roma será palco do Jubileu dos Artistas e do Mundo da Cultura, um evento promovido pelo Dicastério para a Cultura e a Educação, inserido no contexto do Ano Santo da Igreja Católica. Com uma programação diversificada, a iniciativa busca destacar o papel da arte e da cultura na promoção da esperança, da inclusão e do diálogo.
A celebração terá início no sábado, 15 de fevereiro, com o encontro internacional Sharing Hope – Horizontes para o Património Cultural, realizado em parceria com os Museus do Vaticano. Especialistas e diretores de renomadas instituições culturais discutirão novas abordagens para a valorização do património artístico e religioso, culminando com a apresentação de um Manifesto Educacional sobre a transmissão do código cultural das religiões. Ainda no mesmo dia, será inaugurado o espaço de exposição Conciliazione 5, onde serão apresentados projetos de arte contemporânea, incluindo retratos da comunidade carcerária da Penitenciária Regina Coeli, criados pelo artista Yan Pei-Ming.
No domingo, 16 de fevereiro, está prevista a celebração da Eucaristia na Basílica de São Pedro, aberta especialmente a artistas e profissionais da cultura, que por motivos de falta de saúde do Santo Padre será presidida pelo Cardeal Tolentino Mendonça. Na mesma noite, a Basílica será palco de uma Noite Branca, permitindo aos visitantes uma experiência de contemplação e reflexão espiritual num ambiente singular.
Estava prevista uma visita histórica do Papa aos estúdios de cinema de Cinecittà, em Roma, certamente algum cardeal o irá representar. O encontro com artistas e profissionais do setor audiovisual reforça o reconhecimento do papel do cinema na difusão de valores culturais e espirituais.
Durante os dias do Jubileu, os participantes serão incentivados a atravessar a Porta Santa e a refletir sobre o papel da arte na construção de uma sociedade mais justa. O evento também contará com o encontro Artisans of Hope, voltado para representantes de centros culturais católicos, além da exposição Global Visual Poetry, dedicada à poesia visual e suas interações com a contemporaneidade.
Com essa ampla programação, o Jubileu dos Artistas e do Mundo da Cultura apresenta-se como uma celebração da beleza e da criatividade, promovendo um diálogo entre arte, espiritualidade e compromisso social, em sintonia com a mensagem do Papa Francisco de sonhar “novas versões do mundo”.
foto: vatican.va