O Jubileu dos jornalistas será o primeiro a acontecer no Ano Santo de 2025, de 24 a 26 de janeiro, e tem como objetivo transmitir uma “experiência positiva” do Ano Jubilar a todo o mundo. A afirmação foi feita por D. Rino Fisichella, pró-prefeito do Dicastério para a Evangelização, da Santa Sé, que destacou a importância desta celebração para os profissionais da comunicação social.
Cerca de 40 comunicadores portugueses, incluindo diretores de jornais, rádios, gabinetes de imprensa, assim como responsáveis pelo setor da comunicação da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), vão deslocar-se a Roma para participar neste evento. A deslocação é promovida pela CEP, mais especificamente pelo Secretariado Nacional das Comunicações Sociais e pelo Secretariado Geral da Conferência.
A participação de Portugal no Jubileu do Mundo das Comunicações terá início com um debate sobre o tema “Francisco, um pontificado de esperança”, que ocorrerá na manhã de 24 de janeiro. O painel contará com a presença do cardeal D. José Tolentino Mendonça, prefeito do Dicastério para a Cultura e para a Educação, da Irmã Simona Brambilla, primeira mulher a liderar um dicastério da Cúria Romana, e do padre António Spadaro, subsecretário do Dicastério para a Cultura e a Educação. Durante este debate, os participantes terão a oportunidade de refletir sobre o pontificado de Papa Francisco e o seu impacto na comunicação social.
Além do debate, o programa do Jubileu incluirá eventos culturais e espirituais, como a Peregrinação à Porta Santa da Basílica de São Pedro, culminando com um encontro com o Papa Francisco.
Este evento faz parte do Jubileu 2025, o 27.º jubileu ordinário da história da Igreja, que foi proclamado pelo Papa Francisco na bula ‘Spes non confundit’ (A esperança não engana). O Jubileu teve início no dia 24 de dezembro de 2024, com a abertura da Porta Santa na Basílica de São Pedro, e culminará em 6 de janeiro de 2026.
O Jubileu dos jornalistas, como primeira grande celebração deste Ano Santo, pretende reforçar o papel da comunicação social na transmissão de uma mensagem de esperança e fé, valores centrais para a Igreja Católica, e consolidar a colaboração entre os profissionais da comunicação e a Santa Sé.