Malhada Sorda: Fundação Família Luzia Esteves Pinheiro faz um convite geral

Da Fundação Família Luzia Esteves Pinheiro recebemos a seguinte informação que partilhamos:

“A Fundação Família Luzia Esteves Pinheiro, em colaboração com o Município de Almeida, tem o prazer de convidar V. Exa. para uma celebração especial que une o passado e o presente, a literatura e a espiritualidade, dia 6 de setembro, na Igreja Matriz de Malhada Sorda, concelho de Almeida.

Fazem parte do programa atividades que nos vão trazer memórias recentes, mas que simultaneamente nos ligam às raízes e à nossa identidade.

– A cerimónia de entrega dos prémios da 1ª edição do Prémio Literário Padre José Júlio Esteves Pinheiro cujo tema foi “A Emigração”.

– A apresentação do livro Malhada Sorda – Religiosidade e Manifestações de Fé. Uma obra que nos convida a fazer uma viagem sobre o vasto património religioso, material e imaterial, de Malhada Sorda.

Terão o privilégio de viver um encontro com o passado que nos envolverá em motivações de encanto. Uma viagem às nossas raízes, que permitirá viver momentos únicos

A Igreja Paroquial de Malhada Sorda está a passar por um profundo processo de restauro. A fase de trabalhos a tardoz do altar-mor, permitiu-nos descobrir raríssimas pinturas murais de elevadíssima qualidade, que remontam ao século XV.

Permita-se descobri-las, envolver-se e maravilhar-se no mistério e beleza que o traço de umas mãos especiais, nos legaram.

Este evento contará, ao final, com o lançamento do primeiro marco para a implementação de um roteiro turístico religioso. Para encerrarmos teremos um Porto de Honra será servido para juntos, brindarmos a momentos que, com certeza, ficarão na nossa memória.”