Durante os trabalhos de conservação e restauro da Igreja Paroquial de Malhada Sorda, no município de Almeida, foram descobertas raras pinturas murais.
Embora já se soubesse da existência de algumas, como as representações da criação de Adão e Eva e a sua expulsão do paraíso, estes novos frescos surpreenderam os especialistas.
Entre as descobertas, destacou-se um ciclo iconográfico raríssimo que retrata aparições e milagres de São Miguel Arcanjo, baseados em narrativas medievais, como a “Lenda Dourada” do século XIII. Estes episódios, identificados pelo historiador de arte Rui Ventura, incluem o “Milagre do Boi” e a aparição de São Miguel no Monte Gargano.
Com a conclusão dos trabalhos de restauro previstos para o próximo ano, a igreja estará pronta para as celebrações do Dia de Corpo de Deus de 2025, com a sua talha original restaurada e reposta mas também permitindo que os visitantes consigam apreciar estas obras recentemente descobertas.
As obras nesta Igreja estão a ser coordenadas e financiadas pela Fundação Família Luzia Pinheiro.
Para a comunidade, a descoberta e a restauro são um motivo de grande orgulho, valorizando a história e a arte que ficaram ocultas por séculos.
Reportagem RTP – Regiões – Jorge Esteves