SEJA BEM VINDO O NOSSO NOVO BISPO
Damos as boas vindas ao novo Bispo da Guarda, Sua Excelência Reverendíssima D. José Miguel Barata Pereira, a quem saudamos com grande júbilo.
Damos graças ao Senhor Jesus, o Bom Pastor, que no-lo envia.
Agradecemos ao Santo Padre o Papa Francisco que o nomeou.
Estamos gratos ao Patriarcado de Lisboa, na pessoa de Sua Eminência o Sr. Patriarca D. Rui Valério, a cuja Província Eclesiástica pertencemos e a cujo Presbitério ele até agora também pertenceu.
Este é um grande e bom presente de Natal para a nossa Diocese da Guarda.
Conheci-o há 22 anos.
Era ele então um jovem sacerdote responsável pelo Pré-Seminário no Patriarcado de Lisboa e eu ali Bispo Auxiliar.
E desde então que reconheço nele um grande amor à Igreja, a boa relação com todos, a paixão pela promoção das vocações sacerdotais e grande dedicação à Diocese e, em particular, ao Presbitério e seus Sacerdotes.
O serviço que durante 13 anos, como Reitor do Seminário dos Olivais, tem prestado ao Patriarcado, juntamente com outras Dioceses, é o grande sinal da sua paixão pela Igreja e da capacidade para servir bem a causa desta nossa querida Diocese da Guarda.
Por isso, é com grande júbilo que nós o recebemos e, desde já, pedimos ao Senhor todas as bênçãos para o exercício do seu Ministério Episcopal, nesta nossa amada Diocese da Guarda.
A partir de hoje, em todas as Celebrações da Eucaristia, na Diocese da Guarda, nós, enquanto Sacerdotes Presidentes, faremos oração pelo novo Bispo, no devido lugar da Prece Eucarística e nos seguintes termos: “Pelo nosso Papa Francisco e pelo nosso Bispo eleito José Miguel”.
Informamos ainda que vai ser ordenado Bispo na Sé da Guarda, no dia 16 de março, Domingo, às 16h00.
Bendito seja Deus, a quem agradecemos esta grande bênção para a nossa querida Diocese da Guarda.
+Manuel da Rocha Felício, Administrador Apostólico da Diocese da Guarda