Skip to content Skip to footer

Misericórdias Portuguesas realizaram AG

Realizou-se este sábado, em Fátima, a Assembleia-geral da União das Misericórdias Portuguesas, contando com a presença de 6 misericórdias do distrito da Guarda: Guarda,Gouveia, Fornos de Algodres, Manteigas, Mêda e Seia.

Esta reunião magna tive como ponto alto a apresentação e aprovação do Relatório e contas da UMP referentes ao ano de 2024, que apresentar um resultado líquido negativo de quase 600 mil euros, foi aprovado pela esmagadora maioria das Misericórdias presentes.

A par com este ponto, a Assembleia ficou marcada pela discussão em torno do Compromisso de Cooperação para 2025-2026, considerado globalmente positivo, pelo valor das transferências públicas e método inovador para apurar os custos das respostas sociais.

Nessa altura, o Presidente do Secretariado Nacional, Manuel de Lemos, alertou as Misericórdias para a necessidade de um maior acompanhamento da gestão, em especial para a questão da sustentabilidade, já que a instabilidade política nacional e internacional, pode deixar algumas instituições em situações de apuros financeiros.

Da reunião ficou agendada para 14 de junho uma Peregrinação Jubilar Nacional da Fátima, com o objetivo de envolver todas as misericórdias, nomeadamente irmãos, funcionário e utentes.

Texto e foto: Paulo Caetano