Na manhã de Quinta-feira Santa, a Sé Catedral acolheu a solene celebração da Missa Crismal, presidida por D. José Pereira, Bispo da Guarda. Reunidos em torno do altar, presbíteros, diáconos e fiéis celebraram o mistério do sacerdócio de Cristo e da Igreja, renovando o compromisso de servir com alegria e fidelidade.
Inspirado nas palavras do Evangelho – «O Espírito do Senhor está sobre Mim» (Lc 4,18) – o Bispo destacou o sacerdócio de Jesus como oferta plena ao Pai, um sacrifício que inaugura um tempo novo de graça e salvação. Esta entrega total, vivida ao longo de toda a vida de Jesus, culmina na sua Páscoa e prolonga-se na missão da Igreja.
Na homilia, D. José sublinhou que todos os batizados participam do sacerdócio de Cristo, sendo chamados a ser “ministros do nosso Deus” no mundo: na proclamação da Palavra, na vivência dos sacramentos, no serviço aos irmãos. Lembrou também que o sacerdócio de Jesus é profético, pastoral e sacramental, e que nele se enraíza a missão de cada cristão.
Com particular carinho, o Bispo dirigiu-se aos sacerdotes da Diocese, que ali renovaram as promessas da ordenação, convidando todos os fiéis a amá-los e a rezar por eles – especialmente por aqueles que celebram jubileus de ordenação este ano.
“Rezemos por eles e hoje, muito especialmente, por aqueles que ao longo deste ano celebram jubileus de ordenação sacerdotal: o Pe. Joaquim Teixeira (75 anos); o Pe. António Espinha Monteiro (65 anos); o Pe. António Morais e o Pe. Manuel Igreja Dinis (60 anos);
o Pe. José Brito e o Pe. Sérgio Mendes (25 anos). Cuidemos de todos eles para que não nos falte o estímulo dos pastores.” Disse D. José Pereira.
Destacou ainda a importância dos diáconos e o papel insubstituível dos leigos e leigas na vida pastoral das comunidades.
Num apelo confiante, D. José exortou todos – especialmente os jovens – a escutar o chamamento de Deus e a responder com generosidade, seja na vida consagrada, no matrimónio ou no sacerdócio ministerial.
No final, pediu a intercessão da Virgem Maria para que todos se deixem conduzir pelo Espírito e sejam, hoje e sempre, presença viva da alegria do Evangelho no coração do mundo.
Fotos município da Guarda