Skip to content Skip to footer

Nomeações para o Colégio de Consultores e Cabido da Sé Catedral da Guarda

O Bispo da Guarda, D. José Pereira, publicou no dia 23 de setembro de 2025 um decreto de nomeações pastorais, com especial incidência no Colégio de Consultores e no Cabido da Sé Catedral.

No documento, o Prelado sublinha a importância deste órgão colegial, que coopera com o Bispo diocesano na missão de santificar e ensinar, promovendo também a formação litúrgica e teológica a partir da Catedral.

O Cabido da Sé é chamado a desempenhar um papel significativo no diálogo entre fé e cultura e no anúncio do Evangelho da Esperança à sociedade.

Por seu turno, o Colégio de Consultores, que coincide na Diocese da Guarda com o Cabido da Sé, é um importante órgão de colegialidade e comunhão com o Bispo na condução da acção pastoral.

Após o pedido de jubilação, por idade e saúde, do Rev.do Cónego Abel António Albino, o Colégio de Consultores encontrava-se em risco de não reunir o número mínimo de membros necessário para deliberar. Deste modo, tornava-se necessário regularizar a situação, garantindo a continuidade e vitalidade destes órgãos.

Assim, depois de consultado o Cabido, o Bispo da Guarda nomeou como Cónegos e membros do Colégio de Consultores:

Pe. Francisco Pereira Barbeira

Pe. Henrique Manuel Rodrigues dos Santos

Pe. Joaquim Cardoso Pinheiro

Com estas nomeações, D. José Miguel Barata Pereira reforça o dinamismo pastoral e a missão do Cabido e do Colégio de Consultores, sublinhando que este serviço não deve ser entendido como uma posição de privilégio, mas como uma verdadeira missão ao serviço da Diocese.