Partiu para a Casa do Pai o Diácono Manuel Joaquim Lopes Castela, nascido a 31 de Agosto de 1934 em Trancoso.
Este nosso irmão foi casado com Leonilde da Conceição Gomes Pinheiro Castela, de quem enviuvou a 7 de Outubro de 2001.
Dedicou grande parte da sua vida ao serviço dos Cursilhos de Cristandade, cooperando dezenas de anos com o padre Eugénio da Cunha Sério.
Depois de ter frequentado o primeiro curso teológico destinado aos candidatos ao Diaconado Permanente da Diocese da Guarda, recebeu a Ordenação Diaconal a 22 de Outubro de 2006, na Sé Catedral.
Na cidade da Guarda colaborou na pastoral da saúde no Hospital; na pastoral penitenciária nos Estabelecimentos Prisionais; e com o pároco da paróquia de São Miguel da Guarda, sua paróquia de residência.
Foi cooperador pastoral em oito paróquias do Vale do Mondego e também nas paróquias confiadas ao seu filho, padre Jorge Castela.
Por motivos de saúde foi dispensado dos serviços pastorais em 2018.
Faleceu a 29 de Novembro, no Lar de Trancoso, e o funeral realiza-se às 15h30, deste domingo, dia 1 de dezembro, na Igreja de São Miguel da Guarda, seguindo-se o cortejo fúnebre para o cemitério da Estação.
O velório será na capela mortuária da mesma paróquia a partir das 15h30 de amanhã.
Neste momento doloroso pedimos de forma especial o conformo da Esperança Cristã para o Padre Jorge Castela, filho deste nosso irmão de quem agora nos despedimos.
A família agradece a oração de todos.