Skip to content Skip to footer

Nota Episcopal sobre os incêndios no Concelho de Trancoso e outras localidades

Face aos incêndios que, nos últimos dias, têm atingido diversas localidades do Concelho de Trancoso e outras zonas da Diocese da Guarda, D. José Pereira dirigiu uma mensagem de proximidade, oração e apelo à solidariedade. O Bispo da Guarda manifesta o seu apoio às populações afetadas, aos bombeiros e a todos os que combatem as chamas, recordando também a necessidade urgente de reforçar as medidas de prevenção..

Nota Episcopal – Texto integral

” Pela informação amplamente difundida na comunicação social, e pela informação que recebi no contacto que estabeleci com os respectivos párocos, levanto a Deus uma oração em favor das populações do Concelho de Trancoso mais fustigadas pelos incêndios: Aldeia Velha, Castaíde, Castanheira, Courelas, Fiães, Freches, Golfar, Miguel Choco, Moreira de Rei, Rio de Mel, Rio de Moinhos, Sintrão, Venda do Cepo…

Manifesto a minha proximidade, e confiança nos nossos Bombeiros para quem suplico a assistência de Deus, a fortaleza, e a colaboração das populações.

Na mesma súplica envolvo a população do Pereiro, na freguesia do Sobral de São Miguel, concelho da Covilhã, e os Bombeiros envolvidos no combate às chamas, assim como todos os que estão envolvidos no combate aos incêndios por todo o país.

Uma referência também para quem esteve em sobressalto no concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, nos dias anteriores, felizmente hoje já superado.

Deus permita que, após as operações de combate, se possa avançar mais decididamente nas operações de prevenção.”

10 de agosto de 2025
D. José Pereira, Bispo da Guarda