O Departamento Diocesano do Ensino Religioso Escolar da Diocese da Guarda promove, no próximo dia 18 de julho, o Passeio Cultural dos Educadores Católicos, uma iniciativa que pretende assinalar o encerramento do ano pastoral num ambiente de fé, convívio e partilha.
Sob o lema «Educar na Esperança, testemunhar com o coração!», os educadores católicos da Diocese são convidados a viver um dia de encontro e gratidão, celebrando o caminho percorrido ao longo deste ano letivo e pastoral.
Num ano marcado pela celebração do Jubileu dos Educadores Católicos, pela reflexão sobre os desafios da educação contemporânea e pelo aprofundamento da identidade e missão dos docentes de Educação Moral e Religiosa Católica, esta iniciativa surge como uma oportunidade para fortalecer laços e renovar o compromisso de educar com esperança.
Ao longo dos últimos meses, os educadores foram desafiados a ser presença de proximidade, escuta e confiança nas comunidades educativas, acolhendo também os apelos do Bispo da Guarda, D. José Miguel Barata Pereira, para uma Igreja cada vez mais marcada pela comunhão, participação e missão.
O passeio contará com a presença de D. José Miguel, que presidirá à Eucaristia no Santuário de Nossa Senhora dos Remédios, associando-se a este momento de proximidade e convivência fraterna.
O programa inclui a visita ao Santuário de Nossa Senhora dos Remédios, à Sé Catedral de Lamego, ao Castelo e Cisterna de Lamego e às Caves da Raposeira, conjugando património, espiritualidade, cultura e amizade.
A partida está prevista para as 8h30, na Guarda, e o regresso às 18h00.
As inscrições decorrem até ao dia 12 de julho e têm o valor de 15 euros por pessoa.
Mais do que um simples passeio, esta iniciativa pretende recordar que ninguém educa sozinho e que a esperança cresce quando é partilhada em comunidade.
Informações úteis:
- Data: 18 de julho de 2026
- Inscrições: até 12 de julho de 2026
- Valor: 15 euros por pessoa
Formulário de inscrição:
