Na tarde de terça-feira, 18 de março, D. José Miguel Pereira, Bispo da Guarda, realizou a sua primeira visita oficial a uma comunidade cristã da diocese, tendo escolhido a Fazenda da Esperança, em Maçal do Chão, no concelho de Celorico da Beira. Esta instituição, que atua em Portugal desde 2012, é uma comunidade terapêutica que tem como missão apoiar na recuperação de pessoas que procuram libertar-se dos vícios.
O frade franciscano Hans Stapel e o leigo Nelson Giovanelli dos Santos fundaram esta obra em 1979, no Brasil, mais especificamente no município de Guaratinguetá, no estado de São Paulo. Desde então, a Fazenda da Esperança tem crescido, espalhando-se por diversos países, incluindo Portugal, onde a casa visitada pelo Bispo da Guarda foi a primeira a ser construída.
Durante a visita, D. José Miguel teve a oportunidade de entregar os diplomas de conclusão do ano de recuperação a três dos acolhidos da instituição, um momento de grande emoção para todos.
Acompanhado pelo Padre Mota, Padre Lino e Nelson Giovanelli, um dos fundadores da Fazenda da Esperança, D. José Miguel sublinhou a importância de estar próximo das comunidades e das suas realidades concretas.
Durante a visita, D. José Miguel partilhou momentos de oração e proximidade com todos os presentes. Parte da renúncia quaresmal da Diocese da Guarda, este ano irá apoiar a construção de uma padaria na Fazenda da Esperança, com o objetivo de garantir a sua sustentabilidade e melhorar as condições da comunidade.
Esta visita foi um sinal claro de proximidade e apoio à missão da Fazenda da Esperança, que continua a transformar vidas, oferecendo um espaço de recuperação e esperança para aqueles que buscam uma nova oportunidade.