Novo Regulamento para a Gestão e proteção do Património e Bens Culturais da Diocese da Guarda entra em vigor

D. Manuel da Rocha Felício aprovou um novo regulamento destinado à gestão e proteção do vasto património cultural da Diocese da Guarda.

O documento, que entrou em vigor a 14 de maio de 2024, estabelece diretrizes rigorosas para a administração, conservação e segurança de bens culturais que incluem locais de culto, bens móveis e imóveis de valor religioso, histórico e artístico, bem como acervos documentais.

Este regulamento é um passo importante para a preservação e catalogação do património da Diocese, assegurando a sua transmissão às futuras gerações. Este importante documento foi preparado nos últimos meses pelo Departamento de Património, Cultura e turismo.

Entre os aspetos abordados estão as intervenções em edifícios e monumentos, que só poderão ser realizadas com autorização prévia da Autoridade Diocesana, garantindo assim o respeito pelos valores históricos e religiosos dos bens.

Outra área de destaque é a segurança, com recomendações para a instalação de sistemas contra incêndios e video-vigilância em espaços de grande valor patrimonial, como as igrejas. Além disso, o regulamento regula a cedência de bens artísticos e culturais, impondo critérios rigorosos para a sua divulgação e empréstimo, sempre salvaguardando o caráter sagrado dos objetos e dos espaços.

D. Manuel Felício destacou a importância deste regulamento para a continuidade da missão da Igreja na preservação do património cultural, sublinhando que este é um fator essencial da identidade e memória da Diocese da Guarda.

Para conhecer e estudar este regulamento basta clicar nesta ligação: Regulamento Gestão e Património