Skip to content Skip to footer

O Cardeal Tolentino Mendonça foi distinguido com o Prémio Eduardo Lourenço 2025

O cardeal e poeta José Tolentino de Mendonça foi distinguido com o Prémio Eduardo Lourenço 2025, conforme anunciado esta sexta-feira pelo Centro de Estudos Ibéricos (CEI), sediado na Guarda.

Este galardão, no valor de 7.500 euros, reconhece personalidades ou instituições com intervenção relevante no âmbito da cultura, cidadania e cooperação ibéricas.

O júri destacou o perfil de Tolentino de Mendonça como “intelectual, humanista e poeta que marca inequivocamente a cultura portuguesa contemporânea”, bem como o seu papel de “pensador ecuménico e do diálogo que, com a sua obra, nos ensina que a fronteira é um mistério de encontro”. A atribuição do prémio coincide com o 25.º aniversário do CEI, sublinhando “o valor da Educação e da Palavra como fontes de inspiração para fortalecer laços que cruzam todas as fronteiras”.

O júri foi composto por membros da direção do CEI — incluindo o presidente da Câmara Municipal da Guarda, Sérgio Costa, e vice-reitores das Universidades de Coimbra e Salamanca — e por personalidades convidadas por ambas as universidades.

José Tolentino de Mendonça, natural da Madeira, é cardeal da Igreja Católica e Prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação da Santa Sé. A sua carreira multifacetada abrange a teologia, a poesia e o ensaio, tendo sido reconhecida com diversos prémios, como o Prémio Pessoa em 2023  e o Prémio D. Diniz em 2022 .   

O Prémio Eduardo Lourenço, instituído em 2004 em homenagem ao ensaísta que lhe dá nome, já distinguiu figuras como Maria João Pires, Mia Couto, Agustina Bessa-Luís e Lídia Jorge, entre outros.

Fotos originais – SIC notícias e Agência Ecclesia – editadas