Óbito: Pe. Henrique da Cruz Monteiro

Faleceu o Sr. Pe. Henrique da Cruz Monteiro no Hospital de Abrantes.

O funeral realiza-se na próxima segunda-feira, dia 22 do corrente mês de Abril com Missa Exequial na igreja paroquial da paróquia de Salvador (Penamacor), sua terra natal, às 16.30 horas.

O Padre Henrique Monteiro, Sacerdote da Diocese da Guarda, nasceu e foi baptizado em Salvador, Paróquia e Freguesia do Concelho de Penamacor, a 30 de Outubro de 1927.

Foi ordenado Sacerdote, depois de toda a formação nos Seminários da Diocese da Guarda,  a 12 de Abril de 1953 e, em Salvador, celebrou a sua primeira Eucaristia no dia 14 de Abril de 1953.

Foi pároco de Peraboa, Concelho da Covilhã, e de Unhais da Serra no mesmo Concelho. Leccionou ainda Religião e Moral na Covilhã e Tortosendo.

Em 2004, jubilado, com setenta e sete anos, pediu residência no Seminário de Alcains onde sempre colaborou com os Párocos da região.

Em 2020, por necessidade, recolheu ao Lar Domus Pacis, em Abrantes onde, actualmente residia.

Hospitalizado há alguns dias, chamou-o o Senhor nosso Deus ao início da tarde do dia 19 de abril e o Padre Henrique regressou à Casa do Pai a quem sempre serviu e por Quem se consagrou na Igreja ao serviço dos irmãos.

Oremos pelo seu eterno descanso.

Texto: Gabinete Episcopal de Comunicação e relações públicas da Diocese da Guarda

e Diocese de Portalegre Castelo Branco