Skip to content Skip to footer

Orientações litúrgicas: Igreja em Oração e Ação de Graças pela Eleição do Papa Leão XIV

Na sequência da eleição do Papa Leão XIV, a Conferência Episcopal Portuguesa, através do Secretariado Nacional de Liturgia, relembra as orientações litúrgicas que convidam todas as comunidades cristãs a unir-se em oração e ação de graças pelo novo sucessor de São Pedro.

De acordo com a constituição Universi Dominici Gregis, “depois da aceitação, o eleito, que já recebeu a ordenação episcopal, é imediatamente Bispo da Igreja Romana, verdadeiro Papa e Chefe do Colégio; adquire, de facto, o poder pleno e supremo sobre a Igreja universal, e pode exercê-lo” (n. 88). Por isso, desde o momento da proclamação, a Igreja passa a fazer menção do novo Papa nas celebrações litúrgicas, da forma habitual.

As orientações indicam que se pode celebrar, quando permitido pelas normas litúrgicas, a Missa para diversas necessidades “Pelo Papa”, conforme o Missal Romano (p. 1263). Além disso, sugerem-se várias fórmulas de intercessão que podem ser introduzidas na Oração Universal da Missa, nas Laudes e nas Vésperas, pedindo a Deus sabedoria, proteção e abundantes frutos para o ministério do Papa Leão XIV.

Entre as intercessões propostas, destacam-se:

• “Para que o Bom Pastor ilumine o nosso Papa Leão XIV com o seu Espírito, para que ele ajude cada cristão fiel a ser sal da terra e luz do mundo”;

• “Pelo Papa Leão XIV, chamado a ser o sucessor do apóstolo Pedro, para que confirme a Igreja na unidade da fé e na comunhão da caridade.”

A Igreja em Portugal e na nossa Diocese da Guarda, unida à Igreja universal, eleva a sua oração com gratidão e esperança, confiando o Papa Leão XIV à proteção divina e à intercessão dos santos pastores que o precederam.

Mais info aqui: