Skip to content Skip to footer

Pastoral juvenil: proximidade e compromisso social

O padre Rafael Neves, da nossa Diocese da Guarda, destaca em entrevista à Agência Ecclesia como principais apostas para a pastoral juvenil a proximidade e o compromisso social.

Clarifica o sacerdote que apesar da dispersão e do envelhecimento populacional, o pequeno número de jovens permite um acompanhamento mais personalizado, ajudando-os a descobrir a sua vocação e missão na Igreja e no mundo.

Entre as iniciativas, destaca a Rede 3G, que promove o voluntariado intergeracional em instituições de solidariedade social. Além disso, a diocese planeia momentos de preparação para o Jubileu de 2025, integrando jovens do contexto universitário e vocacional.

O objetivo não é atrair novos membros religiosos, mas ajudar os jovens a discernirem as suas vocações.
Acrescenta ainda que a preparação para a Jornada Mundial da Juventude de 2023 deixou experiências positivas, como a mobilização de jovens missionários que inspiraram outros.

Rafael Neves sublinha a importância de escutar os jovens e dar-lhes protagonismo na construção do seu caminho, em linha com a visão de uma Igreja aberta e ousada defendida pelo Papa Francisco.

Esta entrevista completa será transmitida no programa ECCLESIA, neste sábado às seis horas da manhã, na Antena 1.