O Bispo da Guarda, D. José Miguel Barata Pereira, nomeou o Padre Joaquim Cardoso Pinheiro como Vigário Geral e Moderador da Cúria, com tutela do Gabinete de Apoio à Administração das Paróquias e da Ação Social. Esta nomeação foi tornada pública a 31 de julho de 2025, por meio de decreto diocesano, e resulta de um processo de auscultação ao presbitério diocesano.
Nascido a 15 de maio de 1966, o Pe. Joaquim passou a infância na aldeia de Avelãs de Ambom. Ingressou nos seminários do Fundão e da Guarda e foi ordenado sacerdote a 5 de julho de 1992. Paralelamente ao ministério pastoral, aprofundou a sua formação académica, licenciando-se em Filosofia na Universidade Pontifícia de Salamanca (1995), fazendo o mestrado em Filosofia Geral na Universidade Nova de Lisboa e doutorando-se em Filosofia na Universidade do Porto.
Ao longo dos anos, desempenhou um trabalho pastoral e académico notável. Foi cooperador pastoral e depois Pároco in solidum em diversas comunidades da Diocese, como Paul, Ourondo, Sobral de São Miguel, Vila do Carvalho, Penedos Altos. Foi também cooperador pastoral na Guarda-Gare, Gonçalbocas, antiga Vila do Jarmelo e, atualmente, serve como pároco de Seia, São Romão e Sabugueiro. Foi também Reitor do Seminário Maior da Guarda, diretor do Instituto Superior de Teologia de Viseu e professor auxiliar na Universidade Católica Portuguesa (pólo de Viseu), entre outras responsabilidades académicas.
No serviço pastoral, para além de Arcipreste de Seia-Gouveia e Pároco de Seia, São Romão e Sabugueiro, é ainda Defensor do Vínculo no Tribunal Eclesiástico da Guarda, Assistente Eclesiástico do Secretariado Diocesano do Laicado e Família, Presidente da Fundação Nun’Álvares e membro do Conselho Presbiteral.
A Diocese da Guarda manifesta gratidão ao Pe. Joaquim Cardoso Pinheiro pela sua generosa disponibilidade e deseja-lhe um frutuoso exercício nas novas responsabilidades ao serviço da comunhão e da missão da Igreja diocesana.