Skip to content Skip to footer

Peregrinação Diocesana

A Diocese da Guarda cumpriu, mais uma vez, a tradição da sua peregrinação diocesana anual a Fátima, nos passados dias 28 e 29 de agosto.
Esta peregrinação, apoiada por um guião próprio, como habitualmente tem acontecido, começou para cada peregrino no momento da partida do seu ambiente, pedindo-se que a própria viagem fosse vivida em clima de oração e vontade de conversão.
A celebração do Rosário, meditando os respetivos mistérios e a da Via-Sacra por cada grupo de peregrinos eram recomendações do guia do peregrino.
Também se fez o convite para cada um aproveitar os serviços do Santuário para oportunamente celebrar o Sacramento da Reconciliação.
Os momentos de celebração conjunta oferecidos a todos os participantes nesta peregrinação foram quatro – dois no primeiro dia e dois no segundo. Assim, no dia 28, quarta-feira, o primeiro iniciou-se às 21H15, na Capelinha das Aparições, com saudação a Nossa Senhora, seguindo-se a participação no terço e na procissão de velas. O segundo foi a vigília de oração na Basílica de Nossa Senhora do Rosário, das 23 às 24H00, muito participada.
No dia seguinte, o primeiro foi, às 9H30, a celebração de Laudes, na Capelinha das Aparições e o segundo, a Eucaristia de encerramento na Basílica da Santíssima Trindade, com início às 11H00.
Foi importante a presença, nesta peregrinação, do coral diocesano da nossa Diocese e, particularmente na celebração de encerramento, a participação dos dois Bispos Diocesanos oriundos desta nossa Diocese da Guarda – o Bispo de Aveiro e o Bispo de Viseu, assim como a concelebração de 24 sacerdotes do nosso Presbitério da Guarda, que acompanhavam os grupos de peregrinos das respetivas paróquias e conjuntos de paróquias.
Mais uma vez, quisemos, com esta peregrinação, encomendar à proteção maternal de Nossa Senhora de Fátima o nosso ano pastoral diocesano 2024-25.

30 de agosto de 2024

+Manuel, da Rocha Felício, Bispo da Guarda

 

Foto: Canção Nova TV