Vamos viver, mais uma vez, a nossa peregrinação Diocesana a Fátima nos próximos dias 28 e 29 deste mês de agosto (quarta e quinta-feira).
Como tem acontecido em anos anteriores, queremos levar connosco, para confiar à proteção maternal de Nossa Senhora, o próximo ano pastoral de 2024-25. Fazemo-lo em espírito de oração, sabendo que precisamos de aprender a rezar sempre de novo, com a devida inspiração do Divino Espírito Santo, a exemplo de Maria Santíssima.
Sendo assim, a Peregrinação começará sempre com a oração de partida, continuando com a meditação dos mistérios do Terço do Rosário, durante a viagem. Recomenda-se que a Via-Sacra seja também um outro momento importante da Peregrinação, aproveitando ambiente que Fátima nos oferece.
Estes são momentos que cada grupo decide como e quando cumprir. Também todos são convidados a celebrar o Sacramento da Reconciliação, aproveitando a oferta de sacerdotes do Santuário, nos lugares próprios e dentro dos horários que estão afixados.
Momentos conjuntos da mesma Peregrinação serão os seguintes:
Na quarta-feira, dia 28, com início às 21H15, saudação a Nossa Senhora, na Capelinha das Aparições, seguida de celebração do Terço e procissão de velas; e depois, vigília de oração, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário.
Na quinta-feira, dia 29, na Basílica da Santíssima Trindade, celebração de Laudes às 9H30 e Eucaristia de encerramento da Peregrinação, às 11H00.
Vamos a Fátima pedir a bênção de Deus, através de Nossa Senhora, para o próximo ano pastoral, que a nossa Diocese quer viver com as seguintes duas grandes preocupações – Recepção do Itinerário da Iniciação Cristã de Crianças e Adolescentes, com as Famílias e vivência do Jubileu/2025.
Como tem acontecido nos anos anteriores, o guião desta Peregrinação está em distribuição na Cúria Diocesana, a partir da próxima segunda-feira, dia 12 do corrente mês de agosto.
Guarda, 9 de agosto de 2024
+Manuel da Rocha Felício, Bispo da Guarda