Hoje, dia 28 de setembro, o Arciprestado Covilhã–Belmonte realizou a sua peregrinação jubilar, reunindo cerca de 150 jovens e mais de 300 adultos vindos de todas as paróquias do arciprestado.
A manhã decorreu no Outeiro de São Miguel, marcada pela oração, reflexão e pela oportunidade de reconciliação através da celebração penitencial e confissão individual. Os jovens, por sua vez, iniciaram a sua peregrinação jubilar na Capela do Barracão (Guarda).
Após o almoço partilhado, todos se reuniram para um encontro intergeracional na Igreja da Misericórdia, de onde partiram em peregrinação rumo à Porta Santa da Sé Catedral da Guarda.
O ponto alto da jornada foi a Eucaristia presidida pelo Bispo Diocesano, D. José Miguel Pereira, que, na homilia, deixou palavras de desafio e encorajamento:
“Não podemos permanecer acomodados no divã a assistir ao sofrimento do mundo; a indiferença é contrária à essência cristã. Precisamos fazer coisas novas e sair daquilo em que nos instalamos. Como Igreja, todos temos uma participação ativa no serviço aos pobres e a quem precisa de nós, mas também na construção de comunidades vivas.
Deixo ainda um último apelo: que na Covilhã se valorize a juventude e haja espírito de renovação nas comunidades.
A celebração de hoje é um sinal do que deve e pode ser a nossa celebração do domingo, marcada pela beleza que aproxima a Deus.”
Com espírito de comunhão e alegria, a peregrinação jubilar do Arciprestado Covilhã–Belmonte tornou-se expressão da fé viva e renovada das comunidades, caminhando juntas rumo ao coração da Diocese.