Hoje, o Seminário da Guarda acolheu o primeiro sábado de formação dos novos Ministros Extraordinários da Comunhão, que em breve irão servir as mais diversas comunidades da nossa Diocese.
Com grande alegria, damos graças a Deus pela generosidade de mais de 40 homens e mulheres que responderam afirmativamente a este chamamento da Igreja. Disponibilizam-se, assim, para assumir uma missão essencial ao serviço da vida pastoral, testemunhando, com a sua entrega, o amor a Cristo e à comunidade.
Ser Ministro Extraordinário da Comunhão é muito mais do que distribuir a Sagrada Eucaristia nas celebrações com maior número de fiéis. Trata-se de um verdadeiro ministério de proximidade, cuidado e presença junto dos irmãos, especialmente dos mais frágeis. A visita aos doentes, aos idosos e aos que não podem participar regularmente na vida da comunidade é uma das expressões mais belas deste serviço.
Além disso, estes ministros são também chamados a colaborar nas celebrações dominicais na ausência do presbítero, ajudando as comunidades a manter vivo o espírito de oração, de comunhão e de esperança, mesmo quando não é possível celebrar a Eucaristia.
Este percurso formativo pretende aprofundar a dimensão espiritual, litúrgica e pastoral deste ministério, preparando os candidatos para o exercerem com responsabilidade, humildade e profundo sentido eclesial.
A Diocese da Guarda rejubila com este sinal de vitalidade e corresponsabilidade na missão da Igreja. Rezamos por estes irmãos e irmãs, para que, fortalecidos pela graça de Deus, sejam instrumentos de unidade, consolação e fé junto de todos aqueles a quem irão servir.
Que Maria, Mãe da Igreja, acompanhe e proteja o caminho de cada um, e que o Senhor continue a suscitar vocações para o serviço generoso do seu povo.

