Roma, 24 de novembro de 2024 – Num momento de grande simbolismo, todas as dioceses portuguesas estiveram representadas na entrega dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) à cidade de Seul, que acolherá o evento em 2027.
A cerimónia decorreu em Roma, durante a Solenidade de Cristo Rei, e contou com a presença de cerca de uma centena de portugueses.
Sofia Reis, representante da Diocese da Guarda, partilhou a emoção do momento:
“Foi muito bom podermos estar, novamente, juntos. Esta passagem de testemunho – que deixa uma certa nostalgia – simboliza a transmissão da alegria vivida na JMJ para aqueles que agora a irão preparar e viver em 2027. Foi o culminar de uma missão muito bonita.”
A entrega dos símbolos, composta pela Cruz Peregrina e o ícone de Nossa Senhora ‘Salus Populi Romani’, é uma tradição que marca a transição entre as cidades anfitriãs da JMJ. Este gesto reforça o espírito de comunhão e de partilha que caracteriza o maior encontro de jovens católicos do mundo.
Depois do sucesso da JMJ em Lisboa, Seul prepara-se para acolher milhões de jovens de todo o mundo, com o objetivo de dar continuidade à missão de evangelização e união que marca este evento global da Igreja.