Borderless – exposição de filatelia no Instituto Politécnico da Guarda

Sacerdote diocesano expõe a sua coleção de filatelia no Instituto Politécnico da Guarda.

Inauguração da Exposição de Filatelia “Borderless” na Mahaus Gallery – Instituto Politécnico da Guarda.

Guarda, 07 de outubro de 2024 – A Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto, em parceria com o iMediaLab, tem o prazer de anunciar a inauguração da exposição de filatelia “Borderless”, do colecionador António Martins (sacerdote diocesano da Guarda). A mostra estará patente na Mahaus Gallery entre os dias 7 de outubro e 20 de dezembro de 2024, oferecendo uma oportunidade única para os visitantes explorarem a arte e a história através dos selos.

Um Mundo Sem Fronteiras

A exposição “Borderless” destaca o poder transcendente dos selos postais, capazes de ultrapassar fronteiras geográficas e culturais. “Escolhemos este tema para sublinhar como os selos ligam nações e celebram eventos globais”, afirma António Martins, que durante anos reuniu uma vasta coleção através de trocas e partilhas. “Cada selo é um pequeno pedaço de história, uma obra de arte que preserva a memória de culturas, eventos e conquistas humanas.”

Filatelia: Arte, História e Conexão Global

António Martins iniciou a sua paixão pela filatelia ainda em criança, no Seminário, onde os selos que recebia nas cartas e encomendas de revistas científicas alimentaram o seu espírito curioso e permitiram lhe, de certa forma, viajar pelo mundo. “A filatelia, mais do que um simples passatempo, é uma janela para o mundo, onde cada selo conta uma história e nos liga à história, geografia e política global”, explicou o colecionador durante o discurso de inauguração.

Um Legado Cultural na Era Digital

Embora pareça um hobby fora de moda num mundo cada vez mais digital, António Martins sublinha o valor intemporal da filatelia. “Os selos parecem esquecidos hoje em dia, mas continuam a ser um tesouro para aqueles que valorizam a paciência, o rigor e o detalhe”, afirma.

Lembra ainda que, recentemente, um selo foi vendido por 1,26 milhões de euros num leilão na Alemanha, provando que o interesse pela filatelia persiste.

Para ele, colecionar selos não é apenas uma prática de preservação cultural, mas também uma forma de meditação, desconectando-nos da tecnologia e permitindo que a arte e a história encontrem o seu lugar no presente. “A filatelia oferece uma oportunidade única para cultivar conhecimento, curiosidade e respeito pelas tradições globais.”

Agradecimentos e Reconhecimento

António Martins fez questão de agradecer à Dr.ª Fátima Gonçalves e à equipa do iMediaLab/Mediaart, assim como à Mahaus Gallery, pelo trabalho árduo na organização da exposição. “O mérito desta exposição é todo deles. Eu apenas cedi os álbuns da minha coleção de selos”, afirmou. A exposição também conta com o apoio do Politécnico da Guarda e espera atrair tanto a comunidade académica quanto o público em geral.

Convite aos Visitantes

A exposição “Borderless” é um convite para explorar a filatelia como uma forma de arte e uma representação das ligações entre culturas, histórias e geografias globais. “Convido todos a descobrirem como os selos, além do seu valor histórico, são também obras de arte que celebram temas globais”, conclui António Martins.

Na sessão de inauguração esteve o Bispo Diocesano, D. Manuel da Rocha Felício que felicitou a escola e o colecionador pela magnífica apresentação de cultura, história e arte.

O Vice presidente do Instituto Politécnico, Manuel Salgado, também ele colecionador de selos postais e fiscais, congratulou-se para a riqueza histórica do acervo apresentado e desafiou a comunidade académica a visitar e a aprender a paciência e o método que a filatelia exige.

A mostra pode ser visitada até 20 de dezembro de 2024, na Mahaus Gallery, Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto, Guarda.

Sobre a Mahaus Gallery

A Mahaus Gallery é um espaço cultural dedicado à promoção das artes visuais e à interseção entre arte e educação. Com uma programação diversificada, a galeria visa estimular o diálogo entre diferentes formas de expressão artística e a comunidade académica.

Sobre o iMediaLab

O iMediaLab é um laboratório de inovação digital e comunicação pertencente ao Politécnico da Guarda. Tem como objetivo promover projetos criativos e inovadores nas áreas de media digital, arte e tecnologia.