Secretariados de EMRC das dioceses da Guarda, Bragança e Viseu promovem ação e formação sobre “Práticas de avaliação em EMRC”

Os Secretariados de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) das dioceses da Guarda, Bragança e Viseu, imbuídos pelo espírito sinodal, uniram esforços para promover a ação de formação direcionada aos professores de EMRC, sob o título “Práticas de avaliação em EMRC”.

A redefinição do Currículo do Ensino Básico e do Ensino Secundário, decorrente do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO) e da definição de Aprendizagens Essenciais, veio a recolocar no cerne da reflexão pedagógica e das preocupações educativas a reapropriação de conceitos, modalidades, natureza e finalidades das práticas avaliativas dos alunos.

Com a colaboração e orientação do Prof. António Oliveira, da diocese do Porto, esta iniciativa destina-se a enriquecer os docentes, na conceção, construção e operacionalização de metodologias, técnicas, instrumentos, recursos e produtos relacionados com as práticas de avaliação em geral, e especificamente de EMRC.

Esta ação realizada em parceria com o Centro de Formação de Associação de Escolas (CFAE) – Guarda 1, reflete o compromisso contínuo das dioceses em fortalecer e aprimorar a qualidade do ensino da Educação Moral e Religiosa Católica nas diferentes realidades educativas.

A formação abordará uma variedade de tópicos relacionados à avaliação em EMRC, incluindo métodos e técnicas de avaliação, desenvolvimento de critérios de avaliação, estratégias de feedback e adaptação de práticas avaliativas às necessidades individuais dos alunos.

Ajudará a refletir sobre os seguintes pontos: o contributo de EMRC para a aquisição das competências previstas no Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória; os elementos normativos e teórico-práticos para a compreensão do constructo de “avaliação”; os princípios de didática específica de EMRC concernentes à avaliação; as inferências e implicações teórico-práticas sobre a natureza, finalidades e modalidades da avaliação em EMRC.

Com a participação de 30 formados oriundos das três dioceses, a formação teve o seu início no pretérito dia 9 de março, na Escola Secundária de Trancoso, diocese da Guarda e terá o seu términus a 20 de abril.

Esta parceria reforça ainda mais o compromisso das dioceses em promover a colaboração e a partilha de experiências pedagógicas significativas que valorizam a importância da disciplina de EMRC na prossecução da missão e dos valores subjacentes em cada projeto educativo.

Texto e fotos/ilustração: Secretariados de EMRC das Dioceses da Guarda, Bragança e Viseu.