No passado sábado, dia 25 de outubro, teve lugar em Fátima o encontro nacional das equipas dos Secretariados Diocesanos do Ensino Religioso Escolar, um momento marcado pela comunhão, partilha e reflexão sobre os desafios atuais da missão educativa da Igreja. A nossa Diocese esteve representada pelos responsáveis por este serviço na nossa Diocese, o Departamento Diocesano de Ensino Religioso Escolar.
A manhã iniciou-se com acolhimento, oração e abertura dos trabalhos, seguindo-se uma reflexão sobre o tema “Somos povo peregrino – Onde está o teu irmão?” (Gn 4, 9-12), centrada nas realidades migratórias e na responsabilidade de educar para a fraternidade e para o cuidado do próximo.
Partilha, formação e comunhão de missão
O Secretariado Nacional da Educação Cristã apresentou diversos pontos de atualização:
- Formação inicial e contínua de professores;
- Disponibilidade de recursos de EMRC na Escola Virtual;
- Aprendizagens Essenciais;
- Caminho para o Jubileu do Mundo Educativo 2025.
Durante a tarde, foram apresentadas as principais atividades nacionais de EMRC para este ano letivo.
📍 Destaques e novidade para a Diocese da Guarda
Com alegria, foi anunciada uma novidade muito significativa para a nossa Igreja local:
- A Diocese da Guarda vai acolher o XIV Encontro Nacional do Ensino Secundário de EMRC, que terá lugar nas cidades do Fundão e da Covilhã, nos dias 17 e 18 de abril de 2026.
Foram também confirmadas as restantes datas nacionais:
- XXIV Encontro Nacional do 1.º Ciclo – em Fátima, no dia 30 de abril de 2026.
- Semana Nacional da EMRC 2026 – de 16 a 23 de maio de 2026, com o tema “Pontes e Palavras”, promovendo o diálogo, a construção de laços e a cultura do encontro.
Alegremo-nos com esta missão confiada à nossa diocese!
Testemunho sobre o acolhimento aos migrantes
Um dos momentos mais impactantes do encontro foi a intervenção da dra. Eugénia Costa Quaresma, diretora do Secretariado Nacional da Mobilidade Humana. Com profundo realismo e sensibilidade, partilhou a missão da Igreja junto dos migrantes, sublinhando:
- “Acolher cada história” como caminho de evangelho;
- A escola como lugar privilegiado de hospitalidade, diversidade e diálogo;
- A importância de cuidar interiormente: “só damos aquilo que recebemos”.
Apresentou ainda pistas práticas inspiradas nas orientações pastorais: conhecer, aproximar, servir, escutar, reconciliar e testemunhar.
Um caminho de esperança partilhada
Este encontro nacional reforçou o compromisso de caminharmos juntos, em comunhão entre dioceses, professores e secretariados, ao serviço da educação cristã e do anúncio do Evangelho nas escolas.
Com confiança e alegria, a Diocese da Guarda prepara-se para acolher o Encontro Nacional do Ensino Secundário de EMRC em 2026.
Sejamos terra de acolhimento, partilha e esperança!
