Dia Internacional da Família
Semana da vida, de 11 a 19 de maio
Desde o ano de 1994, que, por decisão da ONU, o dia 15 de maio é o Dia Internacional da Família.
Os seus objetivos, desde o início, são os seguintes:
Tomar consciência da importância da Família na construção pessoal e particularmente para a educação infantil.
Reforçar os valores fundamentais da união, do amor, do respeito e da compreensão, indispensáveis para a convivência das pessoas;
Chamar a atenção para o facto de que a Família é o núcleo vital da sociedade e, por isso, tem direitos e responsabilidades que precisamos de saber promover bem.
Aprofundar e divulgar conhecimentos relacionados com as questões sociais, económicas e demográficas que afetam as famílias e procurar as melhores soluções.
Por sua vez, a semana que coincide com este Dia, desde alguns anos a esta parte, é a Semana da Vida. Este ano, tendo em conta a recente publicação do Dicastério da Doutrina da Fé sobre a dignidade humana, intitulada “Dignitas Infinita”, o tema proposto é o seguinte: “Da fragilidade (re)nasce a vida”.
De facto, a fragilidade faz parte do nosso viver, em todas as suas fases, mas principalmente nos seus momentos iniciais e finais. E, enquanto tal, a fragilidade apela ao exercício da responsabilidade que todos temos de cuidar bem uns dos outros.
Para esta semana pede-se-nos oração e reflexão sobre o valor fundamental da vida e empenho de todos para a sua efetiva defesa e promoção.
Por isso, iniciou-se com a celebração do Terço do Rosário, a partir de Bragança, no primeiro dia, sábado, 11 de maio, às 18H00 e encerrará com celebração da Eucaristia, a partir da Catedral de Santarém, no dia 19 de maio, às 11H00 transmitida pela televisão.
9.5.2023
+Manuel da Rocha Felício, Bispo da Guarda