Semana das Vocações: Os nossos Seminaristas (2)

Testemunho Vocacional

Olá, chamo-me Tiago Emanuel Mendes Gonçalves. Nasci na Guarda, a 09 de Maio de 2004. Venho do seio de uma família católica e sou o mais novo de três irmãos. Moro na Cidade da Guarda, mais especificamente na Estação da Guarda, assim chamada, e sou paroquiano da Paróquia de São Miguel da Guarda, paróquia essa que ocupa um lugar especial no meu coração, especialmente pela Grande devoção presente a São Miguel Arcanjo e a Nossa Senhora de Fátima.

Neste momento estou no primeiro ano de seminário, o chamado ano de Propedêutico, ano onde sou convidado a aprofundar o meu Sim, a largar tudo para seguir o Bom Pastor. Tem sido um ano exigente, com alguns altos e baixos, mas uma experiência maravilhosa que me tem ajudado a crescer enquanto pessoa e a nível espiritual.

O seminário é o lugar onde aprendemos a ser verdadeiramente discípulos de Jesus, o lugar onde Lhe entregamos o nosso coração para que Ele possa trabalhá-lo e moldá-lo, como quem molda um pedaço de barro. É o sítio perfeito para nos deixar-mos abandonar a Cristo, entregando generosamente a nossa vida, onde nos apaixonamos ferverosamente por Jesus e nos configuramos com Ele.

É sobretudo o espaço onde nos confrontamos com a nossa própria realidade, onde aprendemos a trabalhar-nos, a lutar contra a nossa vontade própria – “Faça-se em mim segundo a Tua Palavra”(Lc 1, 38) – e a trabalhar para fazer a vontade do Senhor. É também o espaço ideal para um discernimento mais aprofundado, pois o afastamento da família e do “mundo” ajuda a realmente ouvir a voz do Mestre, voz essa que deve ser ouvida e acolhida.

Acaba também por ser um local, onde enfrentamos algumas provações, onde por vezes faltam as forças para continuar. Porém é nesses momentos, em que sentimos que estamos a cair, quando a voz do Senhor parece deixar de ter eco em nós, que somos congratulados com o abraço maternal da Santíssima Virgem Maria.

Nossa Senhora é, para qualquer seminarista, modelo a seguir porque o Seu Sim generoso cria em nós esperança, não fosse Maria intitulada como a Senhora da Esperança, a Alma Mater: a Mãe Escondida. Maria é de facto uma inspiração, um refúgio, refúgio esse encontrado no Seu Imaculado Coração, e é desse mesmo Coração que nos vem parte da Alegria e da Esperança para seguir este Caminho, pois Ele nos conduzirá até Deus – “Eu nunca te deixarei. O meu Imaculado Coração será o teu refúgio e o caminho que te conduzirá até Deus”(Memórias da Ir. Lúcia).

Por todas estas razões, sinto-me chamado a entregar a vida ao Senhor da Messe, uma vida de serviço e entrega. É como se tivesse “Lume no peito”, lume esse que me alimenta, me anima e fortalece para assim, confiando as minha preces a Nossa Senhora e me abandonando em Cristo, cumpra a Sua Vontade, pois  queira eu adotar  estas palavras: “Já não sou eu que vivo, mas Cristo que Vive em mim” (Gálatas 2 20-21).

O meu sonho para a Diocese na próxima década, é que continue o Caminho de Unidade: Unidade a Cristo e Unidade dos Cristãos. Que continue a ser uma “Casa”, onde todos se sintam acolhidos, e que continue a anunciar a Boa Nova como os Discípulos fizeram.

Que Nossa Senhora, Rainha do Clero e Senhora das Vocações Interceda por todos Nós.