Semana das Vocações: Os nossos Seminaristas (3)

Chamo-me Gonçalo Carvalho, sou natural da bela paróquia de Paços da Serra, do arciprestado de Seia-Gouveia.  Estou no ano Propedêutico no Seminário Interdiocesano de São José em Braga.

Algumas curiosidades acerca de mim: sou filarmónico na Sociedade Instrução e Recreio de Paços da Serra e toco clarinete, gosto imenso de pintar e desenhar, concretamente arte sacra, de modo especial representar Nossa Senhora, nossa Mãe, através deste dom que o Senhor me deu.

Mais do que visualizar uma possível ordenação, com a graça de Deus, escolhi endereçar nesta aventura pois Cristo é caminho. Caminho de aproximação, de encontro de missão e envio. Trata-se de algo que transcende o mundo físico e ao mesmo tempo preenche a minha materialidade na medida em que sou chamado a ser testemunho de Deus e da sua vontade. Sou chamado ao serviço do outro levando a Cristo como sacrário vivo.

Não poderia de algum modo guardar para mim o que o Senhor soprou no meu coração desde a infância pois seria um ato egoísta. Ter lume no peito, como dizia Santa Jacinta Marto, é desejar amar a Jesus, reparar as ofensas contra Ele cometidas e difundir no mundo a devoção a Maria a fim de levar o maior número de pessoas até Cristo, como pastor que orienta as suas ovelhas. Assim é a missão do padre, tendo o coração inflamado pelo Espírito Santo, é interpelado por Jesus a conduzir as almas fiéis e a procurar os perdidos deste mundo a fim de que ambos possam saborear a alegria que é o CÉU. A alegria maior, adorar o Senhor pelos séculos dos séculos.

Difundir a mensagem que Jesus é AGORA é urgente! Há a vulgar ideia de O classificarmos como uma figura histórica ou Alguém que executou boas obras. Mais do que isso “é necessário que Ele reine” e este Rei não está longe, é próximo, porque ele quis fazer-se próximo, através dos sacramentos da Igreja. Uma lente objetiva, quase incrédula de uma realidade abandonada deixa Cristo à margem. É preciso arregaçar as mangas, colocar a toalha à cintura e dobrar os joelhos a fim de que ajudando, entregando o nosso ser vejamos a Cristo na face e no sorriso de cada cristão.