Skip to content Skip to footer

Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 2025 inicia-se hoje

Começa hoje, 18 de janeiro, a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, uma iniciativa ecuménica que culminará no dia 25 de janeiro, com a celebração da festa da Conversão de São Paulo.

Conhecida como Oitavário pela Unidade dos Cristãos, esta prática reúne cristãos de várias denominações para promover a oração e a reflexão sobre a unidade. Este ano, a Semana decorre sob o lema «Crês nisto?» (João 11,26), inspirado no Evangelho de São João.

Os documentos e propostas de oração para esta edição estão disponíveis em português e podem ser consultados online. O Dicastério para a Promoção da Unidade dos Cristãos (DPUC) disponibilizou também os textos em diversas línguas, para facilitar a participação global. Basta clicar aqui.

No Hemisfério Norte, a Semana é tradicionalmente celebrada de 18 a 25 de janeiro, enquanto no Hemisfério Sul ocorre, em geral, por volta da festa de Pentecostes.

A edição de 2025 foi preparada pela Comunidade Monástica de Bose e é especialmente significativa, dado que coincide com o 1.700.º aniversário do Primeiro Concílio Ecuménico de Niceia. Os participantes são convidados a refletir sobre a fé comum, expressa no Credo formulado nesse histórico encontro da Igreja.

Esta iniciativa é uma oportunidade de união, reflexão e oração, fortalecendo os laços entre comunidades cristãs de todo o mundo.

– – –

 

Credo – Símbolo de Niceia

 

Creio em um só Deus, Pai todo-poderoso, Criador do Céu e da Terra, de todas as coisas, visíveis e invisíveis. 

Creio em um só Senhor Jesus Cristo, Filho Unigénito de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos; Deus de Deus, Luz da Luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro; gerado, não criado, consubstancial ao Pai, por Ele todas as coisas foram feitas. E por nós, homens, e para nossa salvação, desceu dos Céus e encarnou pelo Espírito Santo no seio da Virgem Maria, e Se fez homem. Também por nós foi crucificado sob Pôncio Pilatos, padeceu e foi sepultado. Ressuscitou ao terceiro dia, conforme as Escrituras, e subiu aos Céus, onde está sentado à direita do Pai. De novo há de vir em sua glória, para julgar os vivos e os mortos, e o seu reino não terá fim. 

Creio no Espírito Santo, Senhor que dá a vida, que procede do Pai e do Filho, e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado: Ele que falou pelos profetas. 

Creio na Igreja, una, santa, católica e apostólica; professo um só batismo para a remissão dos pecados; e espero a ressurreição dos mortos e vida do mundo que há de vir. 

Ámen.