Seminário da Guarda: Ação de formação para os Catequistas

O Departamento da Catequese da Infância e Adolescência da nossa diocese informa e convida todos os catequistas da diocese da Guarda para uma ação de formação no dia 28 de setembro, no Seminário da Guarda, entre as 10h e as 13h.

D. António Moiteiro abordará o “Itinerário de iniciação à vida cristã das crianças e dos adolescentes com as famílias” que a Conferência Episcopal Portuguesa deseja ver implementado nos próximos anos.

As Inscrições estão abertas até ao dia 26 de setembro para os números – 913 600 551 | 969696075 | ou email: otribb@hotmail.com.

Para que todos estejam em sintonia partilhamos desde já um resumo do texto “Itinerário de iniciação à vida cristã das crianças e dos adolescentes com as famílias” – a proposta oficial da Conferência Episcopal Portuguesa.

Em tópicos poderemos resumir desta forma este documento:

1. Encontro com Jesus Cristo:

A catequese tem como principal objetivo promover um encontro vivo e pessoal com Jesus, levando as crianças, os adolescentes e as suas famílias a viverem como discípulos, comprometidos com a missão de Cristo.

2. Processo de iniciação cristã:

Inspirada no catecumenato, a catequese organiza-se em quatro tempos – o despertar da fé, a iniciação à vida cristã, o aprofundamento mistagógico e discipulado missionário –, com ênfase na formação gradual e experiencial.

3. Catequese querigmática e mistagógica:

A catequese deve ser centrada no querigma, destacando o mistério de Cristo crucificado e ressuscitado, e mistagógica, promovendo uma experiência progressiva e prática de fé através de sinais e vivências.

4. Papel da família:

As famílias terão de ser as protagonistas no processo de educação na fé. Os pais deverão ser os primeiros catequistas, complementados pela catequese sistemática proporcionada pela comunidade cristã.

5. Dimensão comunitária e missionária:

A catequese acontece no contexto da comunidade cristã, desenvolvendo o sentido de pertença à Igreja e o compromisso missionário de testemunhar e anunciar o Evangelho.

Nova Proposta:

Primeiro tempo: Despertar da Fé –

Focado no despertar inicial da fé nas famílias e crianças até aos seis anos, com dois percursos: o primeiro ligado ao Batismo e Matrimónio, e o segundo à catequese para crianças no Ensino Básico. A comunidade cristã acolhe as famílias e oferece o primeiro anúncio da fé.

Segundo tempo: Catequese de iniciação à vida cristã –

Envolve uma catequese sistemática e integral para as crianças e as suas famílias, com grupos de catequese para crianças e adultos, culminando na celebração dos sacramentos do Batismo, Reconciliação e Eucaristia.

Terceiro tempo: Aprofundamento mistagógico –

Voltado para pré-adolescentes, este tempo aprofunda a vivência dos mistérios da fé e a ligação comunitária, permitindo que os jovens compreendam as suas vidas à luz da fé, participem na Eucaristia e consigam dar testemunho do Evangelho.

Quarto tempo: Discipulado missionário –

O foco é o acompanhamento contínuo dos adolescentes, integrando-os progressivamente nas atividades da comunidade e preparando-os para o Sacramento da Confirmação, sempre em colaboração com a família e os responsáveis pela pastoral.