O Seminário Interdiocesano de São José, criado a 18 de julho de 2013 por iniciativa conjunta das dioceses de Bragança-Miranda, Guarda, Lamego e Viseu, iniciou neste novo ano letivo uma nova etapa da sua caminhada formativa, instalando-se em Gondomar, na Diocese do Porto. A nova sede funciona numa casa pertencente à Congregação das Franciscanas Missionárias de Nossa Senhora.
Durante doze anos, o seminário funcionou no edifício do antigo Seminário de Braga, situado na Rua de Santa Margarida, cedido generosamente pela Arquidiocese de Braga “em espírito de cooperação fraterna”. No final do último ano letivo, a instituição foi informada da necessidade de desocupar o edifício, uma vez que lhe foi atribuída uma nova finalidade.
O reitor do Seminário Interdiocesano, padre António Jorge, explica que a mudança “surge porque foi dada outra finalidade ao antigo edifício e esta mudança vem ao encontro de uma nova estabilidade pedagógica e económica”.
Com esta transferência, os seminaristas passam a frequentar a Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa – Centro Regional do Porto, prosseguindo assim a sua formação académica e espiritual mais próximos da instituição universitária.
Em mensagem dirigida ao presbitério da Diocese da Guarda, o Bispo da Guarda, D. José Pereira, sublinha que “o espaço e as condições de cooperação foram consideradas pela Equipa Formadora como preferíveis face à única proposta em cima da mesa (o Seminário Menor em Braga), mesmo na condição de provisoriedade, desde que durante o próximo ano se encontre, com tempo, uma solução mais estável e de maior duração junto da Faculdade de Teologia no Porto, para junto da qual é proposto transferir-se agora a sede do Seminário Interdiocesano”.
As dioceses de Bragança-Miranda, Guarda, Lamego e Viseu expressam publicamente o seu agradecimento à Arquidiocese de Braga pela cooperação fraterna e generosa ao longo dos últimos doze anos, reconhecendo o contributo fundamental que permitiu o arranque e consolidação desta etapa da formação sacerdotal.