Solidariedade, alegria, amizade, fraternidade…os valores destacados no 25.º Interescolas diocesano

No dia 19 de março, realizou-se em Penamacor, o 25.º Encontro de Educação Moral e Religiosa Católica na vila de Penamacor, tendo reunido cerca 730 alunos de diversas escolas da diocese da Guarda, bem como de 4 escolas da diocese de Portalegre Castelo – Branco.

O evento da responsabilidade do Departamento Diocesano do Ensino Religioso Escolar contou com a magnifica colaboração do Município de Penamacor, da Direção do Agrupamento de Escolas, do pároco, do Instituto Pina Ferraz e outras entidades de referência neste concelho. De destacar ainda a presença de Sua Ex. Reverendíssima Sr. D. Antonino Dias, bispo da diocese de Portalegre Castelo Branco, do Pe. Doutor Manuel Matos, Vigário-geral da nossa diocese, em representação de Sua Exa sr. D. Manuel Felício e da Direção da Cáritas diocesana da Guarda.

Durante o encontro, os participantes tiveram a oportunidade de participar numa prova de orientação que englobou uma diversidade de atividades enriquecedoras, nomeadamente insufláveis, jogos tradicionais, visitas culturais, dança divertida, Karaoke, entre outras. Uma das iniciativas mais significativas foi a recolha de bens em parceria com o Nascer, projeto da Cáritas Diocesana que apoia mães e famílias em situação de vulnerabilidade. O Centro de Apoio à Vida acolhe 5 mães e 5 crianças. Estas são acolhidas sem distinção de raça, religião ou nacionalidade, sendo provenientes de diversos pontos do país, embora se privilegie situações do Distrito e da Diocese da Guarda. A Cáritas é amor que transforma.

A generosidade dos alunos resultou numa significativa contribuição para essa causa nobre.

Um dos pontos altos do evento foi a construção de um livro em madeira, onde foram registadas mensagens de 18 Agrupamentos sobre o tema “Com EMRC, mudamos o Mundo”. Essas mensagens refletiram o compromisso dos alunos com os valores promovidos pela Educação Moral e Religiosa Católica e a sua determinação em transformar com ações concretas e positivas as suas comunidades escolares.

O nosso destaque vai também para a mensagem que o sr. Bispo D. Antonino deixou aos “espiões do futuro”: “A Educação é uma tarefa fundamental. Precisa de heróis a seguir, precisa de valores hierarquizados que pautem a vida. A Escola, mais do que ensinar, tem função educativa, coisa difícil, mas possível. Se transmite valores, conhecimento, ciência e cultura, se fomenta a aquisição de competências para prosseguir estudos ou para inserir no mercado de trabalho, se proporciona conhecimento pessoal e integração social, não pode esquecer que a dimensão religiosa é constitutiva da pessoa humana, faz parte da educação integral. A disciplina da Educação Moral e Religiosa Católica ajuda as crianças, os adolescentes e os jovens a dar resposta às interrogações sobre o sentido da vida. Sem a componente religiosa, a vida perde horizontes, torna-se efémera, conduz a uma sociedade vazia de sentido. Procura a formação global do aluno, permite o reconhecimento da sua identidade, permite a construção de um projeto pessoal de vida alcançado a partir do diálogo da cultura e diferentes saberes com a mensagem e os valores cristãos enraizados na nossa tradição.”

O Encontro de EMRC em Penamacor foi uma oportunidade única para os alunos e professores fortalecerem novos laços de amizade, partilharem experiências e reforçarem a sua pertença a esta disciplina que neste Dia do Pai comemorou o 25.º encontro interescolas. A EMRC faz sorrir, a EMRC suscita emoções únicas e promove iniciativas que deixam uma marca indelével nos alunos que a frequentam. A organização expressa profunda gratidão a todos os participantes e colaboradores que contribuíram para o sucesso deste evento inspirador.

Texto e fotografia: Departamento Diocesano do Ensino Religioso Escolar – Diocese da Guarda