Vilar Formoso: Celebrou festivamente a Rainha Santa Isabel

Sem tradição instituída, o Grupo de Cantares Árvore da Vida, concretizou pelo segundo ano consecutivo, aquele que era um desejo de longa data da maestrina, em ver a Rainha Santa Isabel sair em procissão pelas ruas de Vilar Formoso, por ser uma devoção quase “esquecida” na comunidade.

O grupo organizou e dinamizou musicalmente esta efeméride, que começou no dia 6 de julho com uma serenata pela qual o grupo prestou homenagem a Santa Isabel que elegeu para patrona e que teve lugar na escadaria da Capela da Imaculada Conceição.

No dia 7 de julho, este mesmo local de culto encheu-se de fiéis, numa Eucaristia presidida pelo pároco,  Rev.do Pe Marco Ramos e concelebrada pelo Rev.do Pe António Cristóvão, a que se seguiu uma procissão pelas ruas da vila. Na homilia, a Rainha Santa foi relembrada como a Rainha da paz e da concórdia, que sempre soube manter a união familiar, apesar de todos os obstáculos que se apresentavam à sua frente.

Já anteriormente, no dia 4 de julho, no dia que liturgicamente a Igreja festeja a santidade da Rainha Isabel, o Rev.do Pe Marco Ramos lhe dedicara algumas palavras na homilia, salientando a grandiosidade desta senhora que ajudava os pobres e os doentes.

As rosas com as quais se enfeitou o andor e a Capela que acolheu a cerimónia religiosa e onde o povo de Vilar Formoso demonstrou a grande devoção a esta rainha, evocavam o milagre mais conhecido da santa. E foi possível sentir como a celebração foi acolhida de uma forma calorosa pelo povo de Deus. Oferecendo uma rosa do andor, agradeceu-se a todos os que permitiram que esta cerimónia se realizasse, pois cada um dos presentes contribuiu de uma forma particular para que estes dias fossem vividos com espírito cristão.

Um agradecimento especial foi dirigido ao Rev.do Pe. Marco, pároco de Vilar Formoso, por ter aceite realizar uma procissão sem qualquer tradição nesta paróquia, pois como foi salientado, sem o “sim, mas com um passo de cada vez”, nada disto seria possível, por muita vontade e empenho que houvesse. E esse sim veio acompanhado de todo o apoio e colaboração que permitiu que se prestasse a homenagem devida à Rainha Santa Isabel e que durante anos, tão discretamente acompanhou o dia-a-dia destes paroquianos.

E como se foi entoando durante a procissão, que a Rainha Santa Isabel, a quem com fé proclamamos em devoção, reine em nossos corações. Que a Rainha Santa dos pobres e doentes, com a sua humildade bondade, seja nossa redentora. E que a Rainha Santa do amor, que a bondade semeou, permita que sirvam nossas mãos também, para dar o que faltou.

Texto e fotocomposião – Ilda Manso