XVI Jornadas do Conhecimento

Fé, Democracia e Liberdade: Valores, Desafios e Compromissos

A propósito das comemorações dos 50 anos do 25 de abril e da necessidade de valorizar e associar a fé com a democracia e liberdade, surge as XVI Jornadas do Conhecimento, com um Ciclo de conferências sobre Fé, Democracia e Liberdade: Valores, Desafios e Compromissos.

Só uma sociedade conhecedora da sua história, participativa, plural e democrática, pode entender que a fé faz parte dos valores essenciais duma comunidade, nas mais diversas vertentes. Assim como a sociedade evolui, também a fé está associada a esta evolução do homem/mulher que procura o seu desenvolvimento integral.

Para cumprir tal desiderato, as conferências são proferidas por pessoas com conhecimento e domínio das áreas em causa e com uma ligação profissional ou pessoal com os temas. Os temas que foram escolhidos associam a fé com a democracia e liberdade e foram escolhidos com objetivo de ajudar a refletir, formar as consciências e despertar para a importância de temáticas como: Do passado ao futuro: desafios das próximas gerações; Democracia e Liberdade em tempos de mudança; Os direitos humanos na construção da Paz e Liberdade; Os trilhos da liberdade no respeito pela dignidade humana; O mundo do Trabalho na edificação da Fé.

Por isso, as actividades desenrolar-se-ão de forma dinâmica entre o Arciprestado de Seia-Gouveia e o Arciprestado da Covilhã-Belmonte. Farão parte do programa três conferências em várias paróquias, dois workshops nas Escolas do Concelho de Seia e uma Mesa Redonda, presidida pelo Bispo diocesano, D. Manuel Felício, com interveniente de várias gerações de idades e que vão partilhar a sua visão sobre a fé, liberdade e democracia.