Skip to content Skip to footer

XXVI Interescolas Diocesano de EMRC enche Celorico da Beira de esperança e alegria

Foi com corações cheios e rostos sorridentes que cerca de 700 alunos, acompanhados por professores de 14 agrupamentos de Escolas, participaram no XXVI Interescolas Diocesano de EMRC, que decorreu em Celorico da Beira, sob o lema: “EMRC, âncora da esperança… desafia-te!”.

Este encontro, dinamizado pelo Departamento do Ensino Religioso Escolar da Diocese da Guarda, foi muito mais do que uma simples atividade: foi um verdadeiro testemunho de comunhão, partilha e descoberta, onde os alunos foram convidados a lançar âncoras de esperança nos seus projetos de vida.

Entre dinâmicas, jogos, música, ateliers temáticos, os alunos de diferentes escolas puderam conhecer-se, conviver e fazer novas amizades, reforçando o espírito de união que carateriza a disciplina de EMRC. Um dos momentos altos do encontro foi a construção de um muralcom azulejos, decorados por cada escola participante. Este mural reflete como a disciplina de EMRC ajuda os alunos a descobrir o caminho, ancorados por Aquele que orienta e dá sentido à vida e vai ficar no Agrupamento de Escolas de Celorico da Beira.

Sua Excelência Reverendissíma Sr. D. José Miguel Pereira, o nosso novo Bispo da Diocese da Guarda, deu-nos a alegria da sua presença e dirigiu-nos palavrassentidas e motivadoras:

“A âncora ajuda-nos a encontrar as melhores maneiras de fazermos aquele caminho que sozinhos não conseguimos fazer. A âncora permite-nos descobrir caminhos que nos levam mais longe, serve para encontrar o caminho quando não sabemos para onde ir. Que as atividades destedia nos ensinem a descobrir como Jesus nos pede para irmos mais longe e encontrar um caminho para sermos felizes. A EMRC é também uma âncora para as vossas vidas.

Alguns dos nossos professores de EMRC presentes teceram algumas considerações sobre o evento e destacaram a importância da disciplina na vida dos alunos e no contexto escolar:

Prof. Manuel Valente, do Agrupamento de Escolas de Trancoso:

“Não devemos ser âncoras estáticas. Este encontro foi uma oportunidade de celebrarmos a alegria que vem da disciplina de EMRC.”

Prof. Manuel Carlos, do Agrupamento de Escolas Frei Heitor Pinto:

“O dia foi memorável pelas atividades diversificadas, preparadas com carinho e dedicação. Os nossos alunos são, sem dúvida, a nossa esperança para o futuro.”

Prof. ª Ana Pinto, do Agrupamento de Escolas de Gouveia:

“Foi um verdadeiro testemunho de comunhão e alegria. Levo no coração a esperança que se tornou visível em cada sorriso e gesto de partilha.”

Prof. José Cardoso, do Agrupamento de Escolas de Seia:

“A disciplina de EMRC ajuda na formação integral dos alunos e este encontro é reflexo disso.”

Prof.ª Teresa Batista, do Agrupamento de Escolas Afonso de Albuquerque:

“O encontro excedeu as expetativas pelas atividades propostas, que se aproximaram verdadeiramente dos interesses e sonhos dos nossos alunos.”

Prof.ª Elsa Domingos, do Agruapmento de Escolas da Gardunha – Fundão destacou que:

“Neste ano dedicado à esperança, a EMRC é, sem dúvida, a esperança da educação nas nossas escolas.”

Prof. Daniel, do Agrupamento de Escolas de Celorico da Beira:

“São estes momentos que nos fazem lembrar da importância da disciplina na vida dos nossos alunos e das comunidades educativas. A EMRC ajuda e faz crescer a esperança!”

Prof.ª Dina, do Agrupamento de Escolas Pêro da Covilhã:

“A EMRC transforma a esperança num projeto pedagógico e convida cada aluno a escutar a voz do seu coração.”

O dia foi, de facto, espetacular. Com atividades pensadas ao detalhe, num ambiente acolhedor e profundamente humano, o Interescolas deixou sementes que continuarão, com toda a certeza, a germinar nas escolas, nas famílias e nas comunidades.

Este encontro mostrou, mais uma vez, que a EMRC é verdadeiramente uma âncora de esperança — viva, desafiante e transformadora — nos contextos escolares onde está presente. E que continua a inspirar alunos e professores a sonhar, a construir e a acreditar num futuro mais humano, mais fraterno e mais feliz. A nossa gratidão a todos os que colaboraram para que esta atividade se concretizasse. A todos, o nosso sincero obrigado!

                                                                                                                        Estela Cristina Brito